Espumante Angheben Brut

Espumante_Angheben_Brut

Amigos, como todos sabem, tenho enorme apreço e simpatia pelos espumantes brasileiros. Quando estive na vinícola Angheben ano passado (relembre) fui muitíssimo bem atendido pelo Eduardo e seu pai Idalêncio, dois grandes nomes da viticultura brasileira. Na ocasião, resolvi levar este belo espumante para experimentar na calma e aconchego do lar.

O espumante é um clássico assemblage de Chardonnay e Pinot Noir, com 12% de álcool. As uvas são provenientes do Vale dos Vinhedos. Permaneceu 12 meses em contato com as leveduras. Vamos ao que eu achei dele:

Coloração amarelo palha, levemente dourado. Perlage muito elegante, com borbulhas muito finas, lentas e persistentes. Aromas com boa intensidade e complexidade, com destaque para as notas da fermentação e especialmente frutos brancos frescos. Em boca é um espumante que chama a atenção justamente pelo frescor. É leve, macio e muito agradável de beber. Tem um toque levemente cítrico que lembra o frutado sentido no nariz. Apesar de ter uma certa lembrança amanteigada, chama a atenção por não ser tão cremoso ou untuoso quanto outros champenoises que já experimentei – o que aumenta a sensação de refrescância por outro lado. O final é bem harmônico, com sabor que me lembrou algo mineral possivelmente. Bem interessante.

É um belo espumante, muito bem feito, correto e elegante. Acompanhou muito bem um risoto de gorgonzola que minha esposa preparou. Quem gosta de espumantes (como eu) deve experimentar – é um champenoise com mais frescor que a maioria, o que achei bem interessante. Pode ser encontrado na faixa dos 48 reais.

Saúde!

3 comments on “Espumante Angheben Brut

  1. Realmente muito bom mesmo Tiago!

  2. […] belíssimo Brut elaborado pela competente Angheben já esteve, de fato, aqui no blog – relembre – lá em 2013 (como o tempo passa!). Contudo amigos, cabe dizer que se tratava de um lote de […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *