Espumante Zonin Asti DOCG

Zonin_Asti_Dolce_DOCG

Amigos, quem acompanha o blog a mais tempo deve estar sentindo certa falta de meus posts sobre espumantes. Ainda mais quando o assunto nos remete ao Moscatel, estilo que apreciamos muito em casa – não pela doçura, mas por achar que seja uma bebida leve e que agrada a grande maioria das pessoas, especialmente parentes e amigos, não acostumados às bebidas mais secas.

E eis que pela primeira vez na vida – que ironia – resolvi abrir um legítimo ASTI, o espumante italiano elaborado a partir das uvas moscato, ao qual os Moscatéis brasileiros se equivalem. Este exemplar é elaborado pela grande casa Zonin, uma das maiores produtoras Italianas – possivelmente seria como uma Aurora ou uma Miolo aqui no Brasil, em volume de vendas. Desta mesma vinícola já provamos um Montepulciano muito interessante por sinal (relembre). Mas vamos ao espumante:

Belo rótulo, com destaque para a denominação Asti. Coloração muito clara, com leve esverdeado.  Belo perlage, com bolhas pequenas. Um pouco sutil ao nariz, abrindo aos poucos. Não tem a sensação do melado característico dos moscateis brasileiros. Presença de notas leves de frutos brancos cítricos, com certo toque mineral.     Interessante. Em boca é um espumante macio e agradável. Tem um toque cítrico e aveludado lembrando maçã ou pera. Dulçor na medida, sem ser enjoativo.

É um belo espumante amigos, vale a pena conferir. Sirva bem gelado – uma ótima pedida para dias quentes ou para acompanhar sobremesas e petiscos, despreocupadamente.  Em uma confraria eu o colocaria às cegas com alguns moscatéis brasileiros – é didático, bom para observar as diferenças entre os estilos. Custa em média 45 reais.

Saúde!

2 comentários para Espumante Zonin Asti DOCG

  1. Rodrigo chio says:

    Desculpe usar esta postagem para outro comentário, falando em espumante vc postou em seu blog dia 23 de janeiro um comentário sobre o TERRA NOVA MOSCATEL,fiquei aliviado pois sempre compro para minha esposa e sogra , prefiro o BRUT TERRA NOVA oque vc acha dele? Desde já agradeço.

    • Tiago Bulla says:

      Rodrigo, obrigado pelo comentário
      Sempre quis provar o brut mas até hoje não experimentei. É uma boa pedida sim (e por um bom preço).
      Em breve publico aqui no blog, valeu pela dica
      Um abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>