O Vinho Campeão em Custo-Benefício do Brasil: Larentis Vigna D’Oro Merlot 2012

Larentis_Vigna_Doro_Merlot_2012

Estimados amigos

Acredito que este post tenha um caráter bastante especial. Não são raras as vezes que recebo pedidos de pessoas, amigos e leitores do blog solicitando uma indicação de um vinho “bom e barato”. Sinto que o consumidor em geral carece de indicações neste sentido. Muitas vezes as pessoas vão às lojas e supermercados, compram vinhos na faixa dos 10 a 20 reais, provam – e até aprovam – mas não ficam plenamente satisfeitas.

Pois bem, mas hoje, de fato, temos uma boa notícia para estes enófilos desamparados – pelo menos para aqueles que não têm nenhum preconceito descabido quanto aos vinhos brasileiros. Já havíamos provado a algum tempo atrás (relembre) este Merlot Bag in Box da Vinícola Larentis, da safra 2010. Com a proximidade do inverno resolvi dar um pulinho à serra gaúcha e passei pela vinícola – lindíssima por sinal, com um dos parreirais mais belos do Vale dos Vinhedos. Lá encontrei ainda à venda, felizmente, este Merlot em embalagem Bag, elaborado com uvas da excelente safra de 2012. Vamos ao líquido:

Em taça mostrou bela coloração vermelha rubi, escura, deixando lágrimas finas e transparentes. No nariz apresenta aromas de intensidade leve a moderada, com notas frutadas predominantes – especialmente frutas negras frescas – além de certo toque herbáceo discreto. Em boca tem corpo médio e boa acidez, equilibrada. Taninos finos, bem integrados, deixando o vinho fácil de beber. Notas frutadas e uma certa lembrança vegetal confirmam o olfato no paladar. Final é correto, levemente potente – álcool a 12% – sem amargor ou defeitos que comprometam.

Trata-se de um exemplar formidável para o consumo do dia a dia, daquela taça que acompanhar jantar ou até mesmo daquele copo de vinho que usamos para compor um belo molho de uma massa, e por aí vai. Pelo valor que custa (veja parágrafo abaixo) possui qualidade e tipicidades muito acima da média se comparado a outros vinhos de preço equivalente. É um vinho que me cativa e que me conquistou desde a primeira vez que provei – e não só a mim: vários outros enófilos e blogueiros também o aprovaram, com todo o mérito.

Quanto custa? Aí vem a melhor parte: pelo Bag-in-Box de 4 litros pagamos exatos R$ 39,50 na própria Larentis. Ou seja, uma garrafa de 750 ml deste vinho equivaleria a menos de R$ 7,50 – nestes moldes, pelo menos aqui, neste modesto blog, este vinho conquista com louvor o título de rótulo com o melhor custo-benefício que dispomos no mercado brasileiro. Uma excelente opção.

Saúde a todos!

Leia Também:

Larentis Vigna D’Oro Merlot 2010

2 comments on “O Vinho Campeão em Custo-Benefício do Brasil: Larentis Vigna D’Oro Merlot 2012

  1. […] Não escondo minha profunda admiração pelo competente trabalho da vinícola Larentis, que aprendi a admirar já a vários anos – desde o primeiro ano que escrevo este blog sempre tive algum contato com seus vinhos, que particularmente gosto muito (especialmente seu lendário bag in box, o campeão em custo-benefício do Brasil – relembre). […]

  2. […] Alguns bag in box já passaram aqui pelas nossas taças – já comentei inclusive sobre alguns exemplares da vinícola Larentis, que sempre foi uma referência nesse sentido (relembre). […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *