Gimenez Mendez Sauvignon Blanc 2015

Gimenez_Mendez_Sauvignon_Blanc_2015

Grandes amigos, estou cada vez mais convencido de que a viticultura de nossos amigos uruguaios vai muito, mas muito além de seus excelentes Tannat. Não canso de me admirar com a qualidade de seus outros tintos, feitos com Tempranillo e Cabernet Sauvignon, entre outras castas, mas principalmente também com os rótulos elaborados a partir de variedades brancas. Foi daí que me empolguei muito ao ver este rótulo na seleção do clube Winelands do mês de setembro deste ano.

Este belo Sauvignon Blanc é elaborado pela competente bodega Gimenez Mendez, a partir de vinhedos da localidade de Las Brujas, próximo a Montevidéu. O vinho pertence à linha Alta Reserva, uma das mais bem classificadas, em termos de qualidade, da vinícola. Mas vamos ao que achei do vinho:

Apresentou em taça coloração amarelo palha claro. Aromas muito intensos e frescos, com notas herbáceas, vegetais e de frutas brancas, especialmente lima, formando um belíssimo conjunto. A tipicidade está a flor da pele, deixando claro que é um Sauvignon Blanc. Em boca tem excelente frescor e ótima acidez. As notas herbáceas predominam, mas sem aquele exagero que às vezes incomoda um pouquinho alguns apreciadores.  Me agradou muito no paladar, tanto ou mais que o olfato. Final correto, com discretíssimo amargor, típico da variedade,  sem em nada comprometer.

Vinho muito bem elaborado e isento de defeitos. Uma surpresa muito positiva – creio que possa ser um dos melhores Sauvignon Blancs Uruguaios que já experimentei. Acompanhou muito bem um risoto de salmão, mas também se sairia ótimo sozinho ou com outros pratos leves. Recomendo a experiência.

Quanto custa? O vinho é vendido na loja virtual da Winelands por 75 reais, já com o desconto para associados, com bom custo benefício. Recebi o rótulo na seleção de setembro do clube – o qual sou sócio -juntamente com um ótimo espumante brasileiro que já degustamos – confira aqui.

Saúde a todos!

*** Em tempo: além do vinho ser um espetáculo, cabe um comentário sobre o rótulo do produto – muito bonito, clean e elegante por sinal. E não só isso: ele traz a inscrição ENJOY IT (“aproveite”), que fica colorida quando o vinho alcança a temperatura adequada para ser apreciado (confiram na outra foto, abaixo). Bacana não? Agora me digam: tem como não se encantar com um vinho desses? 🙂

enjoyit

3 comments on “Gimenez Mendez Sauvignon Blanc 2015

  1. Juliana says:

    Hummm…. Salivei… Quero muito! Nesse calor, um vinho desses pega muito bem! Saude!

    • Tiago Bulla says:

      Olá Juliana!
      É verdade, um vinho assim é típico de salivar mesmo (risos). Uma “arma” contra o calor do verão escaldante
      Obrigado pelo comentário e saúde!

  2. […] 2°) Uruguaio e 3°) de uma vinícola que já nos agradou muito com um ótimo Sauvignon Blanc (relembre). Afinal, eram razões mais que suficientes para trazê-lo à […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *