Leve e Refrescante: Valdo Valdobbiadene Prosecco Superiore DOCG

Valdo_valdobbiadene_prosecco_superiore_docg

Amigos, dia de rever vinhos que já degustei a algum tempo e por alguma razão ou outra ainda não havia publicado aqui no blog – uma lástima, pode-se dizer. Entre minhas anotações lembrei-me deste leve e refrescante espumante que experimentei em um restaurante na Itália quando lá estive passeando aos arredores de Verona – segui a dica-padrão à risca, procurando sempre degustar os vinhos da região com pratos típicos – o que recomendo fortemente 🙂

O espumante é elaborado pela Valdo Spumanti, produtor tradicional da região do Vêneto. Ele leva o nome da belíssima e charmosa comuna de Valdobbiadene, localizada na província de Treviso, que é de onde são provenientes as uvas Prosecco que formam este belo produto. Leva a classificação DOCG de Denominazione di Origine Controllata e Garantita, a mais alta concedida aos vinhos italianos de modo geral.

Mas vamos ao líquido:

Em taça demonstrou coloração palha bem clarinho, levemente esverdeado, com borbulhas finas e persistentes.  Os aromas são intensos, de frutas brancas cítricas lembrando certa lima e pêssego, bem típicos deste tipo de produto.  Em boca tem boa  acidez e refrescância, sem perder cremosidade, tudo com um bom conjunto harmônico. As notas frutadas se confirmam no paladar e o final não apresenta amargor ou quaisquer defeitos. Álcool na medida, a 11%.

Bom conjunto.  Belo espumante. Recomendo a prova. Entre os Prosecco é um dos mais interessantes que já experimentamos – apesar de eu ser suspeito para falar, já que o estilo muito me agrada (risos)

Quanto custa? Pode ser encontrado no mercado brasileiro na faixa de 80 a 90 reais.

Saúde a todos!

2 comments on “Leve e Refrescante: Valdo Valdobbiadene Prosecco Superiore DOCG

  1. Jean Tuffy says:

    Por favor qual a importadora do Valdo em São Paulo. Obrigado

    • Tiago Bulla says:

      Jean, obrigado pelo comentário.
      Infelizmente não sei lhe informar, ficarei devendo – este exemplar adquiri em uma viagem à Itália.
      Abraços!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *