Ótima Opção para as Festas de Fim de Ano: Espumante Garibaldi Brut

Amigos, estava eu buscando opções de espumantes com bom custo-benefício para as festividades de fim de ano, quando resolvi por fim experimentar este espumante elaborado pela competente Cooperativa Vinícola Garibaldi, muito reconhecida e premiada especialmente pelo seu Moscatel, medalhado já em diversos concursos.

Mas o exemplar que vos trago hoje é o não-menos-conhecido Brut da vinícola, elaborado através do método Charmat – onde a segunda fermentação ocorre em grandes tanques de inox, as autoclaves. O vinho base é um assemblage interessante, elaborado com as variedades Trebbiano e Riesling Itálico, saindo um pouquinho da combinação tradicional dos espumantes brasileiros (Chardonnay/Pinot). Vamos ao que achei deste belo produto:

Garrafa com belo rótulo, elegante. Em taça demonstrou coloração amarelo palha claro, de perlage intenso e persistente. Os aromas possuem boa intensidade, percebidos já no sacar (cuidadoso) da rolha. Notas predominantemente frutadas, lembrando abacaxi, lima e frutos brancos no geral. Em boca é essencialmente refrescante,  tem acidez na medida e o frutado se confirma muito bem, com muitas notas cítricas. Conta ainda com boa cremosidade, deixando o conjunto bem interessante.  Final muito correto,  sem amargor ou  quaisquer defeitos – álcool a 11,5%, sem sobressair.

Excelente bom custo-beneficio,  aprovado.  Acompanhou muito bem iscas de violinha à milanesa, um de nossos petiscos de verão favoritos. Creio que o uso da Riesling com a Trebbiano deu um frescor excelente ao produto, gostei bastante e recomendo; vai combinar com os dias mais quentes seguramente.

Quanto custa? Aqui em Porto Alegre e região pode ser encontrado na faixa de 23 reais, na maioria dos supermercados. Vale a compra.

Saúde a todos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *