Routhier & Darricarrère Tinto 2013 – O Conhecido e Simpático ‘Rótulo da Kombi’

Amigos, a tempos queria provar este vinho. Seu rótulo original e bem chamativo, com uma simpática Kombi conquistaram a curiosidade de enófilos Brasil afora – que por sinal, também se surpreenderam com a qualidade do vinho e seu ótimo custo-benefício.

A vinícola é um projeto bem sucedido de duas famílias de origem francesa, sediadas na região da Campanha – mais precisamente em Rosário do Sul. A quem quiser saber mais detalhes, vale visitar o site da ReD, como ficou apelidada no mundo do vinho – confira. Lá tem inclusive a história da lendária Kombi, muito bacana 🙂

O exemplar em questão é um corte típico bordalês de uvas Cabernet Sauvignon e Merlot. Segundo informações da vinícola o vinho estagiou por seis meses em barricas de carvalho francês. Vamos ao que achei do vinho:

O vinho apresentou na taça bela cor vermelho rubi, bastante densa e escura, com pouca transparência.  Os aromas vêm com boa intensidade, muitos  frutos vermelhos mais maduros e algumas especiarias, com leve lembrança de notas herbáceas, da Cabernet, possivelmente.  Em boca achei ainda mais interessante.  Boa estrutura com corpo mais para médio e boa acidez – combinou com o verão (em um dia de temperatura mais amena, há de se dizer).  Os taninos são finos e polidos. Enche bem o paladar e pede um acompanhamento.  Melhorou depois de um tempo após aberto, acho que ficou mais redondo e as notas de fruta madura mais evidentes. O álcool a 12,5% não incomodou e estava na medida. Pessoalmente, preferi o vinho em uma temperatura um pouco mais baixa do que a recomendada pela vinícola (ali por volta de uns treze graus, mas é questão de gosto).

Vinho bem feito e sem amargor ou quaisquer características que o depreciem. Aprovado. A fama que o vinho conquistou de um “best buy” (boa compra) é merecida. Recomendo àqueles que buscam um corte Merlot-Cabernet honesto e com boa estrutura.

Quanto custa? Pela garrafa pagamos 37 reais na Vinhos e Sabores, em Porto Alegre

Saúde a todos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *