Esbanjando Elegância: Pitars Chardonnay Friuli Grave 2015 DOC

Amigos, em se tratando de vinhos italianos, devo dizer que pelo menos 90% de minhas experiências sempre foram ou com tintos ou com espumantes do tipo Prosecco – o tradicionalíssimo espumante italiano. Provei até então menos exemplares de castas brancas que gostaria – daí a razão pela qual escolhi este Chardonnay na seleção de vinhos do Clube Winelands do qual sou associado.

O vinho leva a Denominazione di Origine Controllata (DOC) de Friuli Grave, umas das diversas denominações possíveis de vinhos oriundos da região do Friuli, ao nordeste da bota (vide mapinha). É elaborado pela Pitars, empresa sediada na comune de San Martino Al Tagliamento, bem no centro do Friuli.  O produtor também elabora diversos outros rótulos brancos, tintos e espumantes. Ah, cabe comentar: este Chardonnay não tem passagem por madeira. Mas vamos ao vinho!

Coloração amarelo palha clarinho, opaco e de poucos reflexos. No nariz os aromas são instigantes e delicados, com notas herbáceas, grama cortada e nuances vegetais. Aromas minerais e leve lembrança de frutas brancas surgem aos poucos e fecham o conjunto. Em boca é um vinho marcante, com muita mineralidade e confirmação das notas herbáceas bastante harmoniosas. Estilo Chablis alguns diriam, elegante, sem o predomínio de fruta em calda ou outras características mais presentes nos Chardonnay do novo mundo. Final de boa persistência, confirmando tudo. Vai bem sozinho ou com comida – escoltou uma carbonara em uma noite quente.

Ótimo vinho, bela experiência. Os vinhos brancos do Clube Winelands continuam com o aproveitamento de 100% – mais uma vez, há de se dizer, louvável, haja vista ser incomum acharmos um clube com uma sequencia de vinhos brancos tão interessantes.

Quanto custa: é vendido no site pela Winelands por 90 reais

Saúde a todos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *