Mais um Ótimo Tinto do Alentejo: Conde de Vimioso Colheita Selecionada 2012 #cbe

Amigos, passado o feriado carnavalesco, inciamos o mês com o vinho especialmente escolhido para atender ao tema da Confraria Brasileira de Enoblogs – nossa querida CBE; possivelmente a primeira e única confraria virtual de vinhos do Brasil. E eis que o tema deste mês foi proposto pelo confrade Ewertom Cordeiro, que escreve o Blog Vinhos de Minha Vida. A sugestão, nas palavras do nosso enoamigo foi: “Como admirador dos vinhos portugueses e preferir os tintos sugiro um tinto alentejano com 3 ou mais castas”.

Particularmente considerei o tema ótimo :). Isso especialmente porque me agrada muito o estilo dos tintos Alentejanos – foi talvez o primeiro estilo de vinho que comecei a explorar depois dos sul-americanos e talvez por esta razão os vinhos desta região lusitana me cativam muito – sem contar também pela qualidade em si e pelo bom custo-benefício.

Pesquisei bastante antes de escolher o exemplar que hoje vos trago. Trata-se de um assemblage de quatro castas: Aragonez, Touriga Nacional, Syrah e Cabernet Sauvignon, com passagem de seis meses por barricas de carvalho. O vinho é elaborado pela Falua Sociedade de Vinhos, cuja as videiras estão mais especificamente na província do Ribatejo. Mas vamos ao vinho:

Em taça o vinho demonstrou cor escura rubi com reflexos e bordas violáceos e lágrimas finas púrpuras. Os aromas remetem muito ao carvalho em primeiro momento, com lembrança de cravo, anis e outras notas especiadas e amadeiradas. Aos poucos surgem aromas de frutas frescas como ameixa amora, frutas negras e vermelhas em geral.  Em boca é um vinho de corpo médio e boa estrutura. As notas especiadas deixam o paladar levemente mentolado e um certo balsâmico interessante, sem deixar para trás as notas frutadas. Taninos bem presentes,  secando o paladar.  Final com boa potência e persistência,  pedindo comida.

Vinho interessante,  bom de beber e gastronômico. O custo beneficio está ótimo e vale a pena provar. Acompanhará bem carnes vermelhas ou massas com molhos encorpados – vale caprichar na harmonização.

Quanto custa? Compramos em promoção por cerca de 65 reais na loja Armazém dos Importados, em Porto Alegre. A importadora Decanter vende atualmente a safra 2013 em seu site por 81 reais.

Saúde a todos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *