Vale a Pena Conhecer: Don Abel Reserva Merlot 2008

Amigos, desde que me propus a explorar o mundo do vinho e a compartilhar minhas experiências aqui no blog, sempre busquei experimentar e conhecer vinhos de diferentes produtores, países, uvas e safras – e desta forma, evitei sempre repetir o mesmo vinho, a fim de “me dar a chance” de conhecer rótulos  interessantes. E eis que este “garimpo” como chamamos muitas vezes revela surpresas que nos impressionam muito positivamente – como o caso do nosso vinho de hoje.

Estava eu na loja da Vinhos e Sabores, em Porto Alegre – uma referência em vinhos e espumantes brasileiros, pode-se dizer – tentando encontrar um vinho “diferente”, de um produtor que eu ainda não tivesse experimentado nenhum rótulo. E foi dá então que dei de cara com este Merlot da Don Abel, de uma ótima safra e já indo para a casa dos dez anos, o que me chamou muito a atenção. Não tive dúvidas: tinha que experimentá-lo 🙂

A vinícola localiza-se no município de Casca, na serra gaúcha. O vinho foi elaborado com uvas de vinhedos próprios, a 800 metros de altitude, e foi amadurecido por seis meses em barricas de carvalho francês. Ah, vale comentar: recebeu a Medalha de Ouro na Grande Prova de Vinhos do Brasil, no ano passado.

Mas vamos ao líquido!

Cor vermelho rubi densa, com bordas levemente atijoladas – mas ainda com os sinais de evolução muito discretos, apesar da idade. No nariz temos aromas de frutas vermelhas e negras, muitas notas de especiarias e um leve floral. Em boca tem estrutura excelente, com boa acidez e corpo mais para médio, que é muito aprazível ao paladar.  O frutado se confirma muito bem e os taninos vem com as notas especiadas, dando certo ar picante, de leve, em boca. Madeira presente, mas sem ofuscar as notas típicas da Merlot. Retrogosto com lembrança das especiarias, um certo cravo, e final intenso, de boa duração. Álcool a 12,6%, na medida, sem se sobrepor em nada.

Um belo vinho na faixa de preços, aprovadíssimo. Escoltou bem uma lasanha de carne de panela desfiada. Uma grata descoberta, fiquei contente por tê-lo degustado.

Quanto custa? Pela garrafa pagamos 49 reais na Vinhos e Sabores, em Porto Alegre.

Em tempo: A vinícola conta com outros diversos rótulos, entre eles um TOP Cabernet Sauvignon intitulado “ROTA 324” bastante premiado e muito bem recomendado por alguns conhecidos enófilos. #ficadica 🙂

Saúde a todos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *