Excelente para o dia a dia: Battistello Bag In Box Merlot Rosé 2015

Amigos, como sabem, eu sou um caçador implacável dos vinhos com boa qualidade e preços acessíveis. Em tempos de crise, dólar alto e impostos que levam os vinhos a preços estratosféricos, temos que arregaçar as mangas e, literalmente eu diria, garimpar as melhores opções – com os melhores preços. É daí que surge uma embalagem de vinhos icônica neste quesito: o Bag-In-Box – candidato número 1 para cumprir a missão daquele vinho do dia a dia, sendo agradável, bem feito e com um preço que caiba no orçamento.

Alguns bag in box já passaram aqui pelas nossas taças – já comentei inclusive sobre alguns exemplares da vinícola Larentis, que sempre foi uma referência nesse sentido (relembre).

Mas hoje amigos, trazemos uma alternativa muitíssimo interessante. Trata-se deste belo Rosé de Merlot, elaborado pela vinícola Battistello, com uvas de seus vinhedos próprios locados no Vale dos Vinhedos – algo incomum, há de se dizer: um Bag-in-Box de rosé (se há outro no Brasil, confesso amigos, desconheço). Então vamos logo ao líquido!

Coloração vermelho vivo, profunda para um rosé – os desavisados certamente acreditarão se tratar de um tinto com pouca cor. No nariz revela notas interessantes, frutas vermelhas frescas (especialmente cereja), folhas e um leve toque floral. Em boca tem uma certa estrutura, é volumoso e macio. A acidez é leve e lembra o caráter cítrico sentido ao nariz. O frutado confirma como no olfato, especialmente no final, que tem uma persistência razoável, mesmo para um vinho de entrada.

Agradável do início ao fim e muito correto. Não percebi defeitos. Uma ótima pedida. Não é talvez tão leve e refrescante como os rosés “cor de casca de cebola”, a merlot deu um certo peso e personalidade ao vinho eu diria – e eu particularmente gostei. Um rosé excepcional para dias talvez não tão quentes e especialmente uma meia-estação. Foi apreciado sozinho e com uma tábua de frios, mas certamente se dará bem com muitas combinações.

Quanto custa? Talvez a melhor parte de todo o Bag de bom custo benefício (risos). Pela caixinha de 3 litros pagamos 55 reais na Vinhos e Sabores em Porto Alegre – equivalente a um preço de menos de quinze reais por uma garrafa de 750 ml – excelente pedida.

Em tempo: amigos, a vinícola também elabora outros bags, em especial um ótimo Tannat que já experimentei, re-experimentei e aprovei também com louvor – talvez meu preferido da linha. Em breve posto mais detalhes.

Saúde a todos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *