Direto da Campanha: Batalha Cabernet Sauvignon 2011

Amigos, já devo ter dito em outras oportunidades que foi com a Cabernet Sauvignon que iniciei meus primeiros passos neste magnífico mundo do vinho – e não para menos, a rainha das tintas como muitos a chamam, foi durante um bom tempo a minha preferida entre as diversas castas – e daí, curiosamente, lembrei-me a alguns dias que fazia tempos que não experimentava um belo varietal desta casta. Era tempo de ‘corrigir’ esta lacuna 🙂

Eis que este exemplar que hoje vos trago despertou minha curiosidade: um Cabernet Sauvignon elaborado na região da Campanha Gaúcha, de uma boa safra, já com certo tempo – 6 anos. Particularmente me apetecem os exemplares mais maduros desta variedade, pois acho que o vinho necessita (e merece, pode-se dizer) de certo tempo para amaciar seus taninos e formar um conjunto mais interessante. E o exemplar em questão tinha bons predicados para cumprir a missão (risos).

O rótulo 9Muito bonito por sinal) é elaborado pela Batalha Vinhas e Vinhos, com uvas cultivadas na Campanha, mais precisamente no município de Candiota. Parte do vinho passou por barricas de carvalho francês. A produção é limitada em 7.500 garrafas. Segundo informações do site do produtor, o vinho recebeu a medalha de prata na grande prova de vinhos do Brasil de 2015. Mas vamos ao líquido!

Vinho de tons granada de profundidade média. Aromas de boa intensidade, que se abrem aos poucos – uma aeração em decanter ou jarra ou até mesmo uma degustação lenta na taça caem bem, recomendo. Aromas de frutos negros, ameixa, amora, notas leves de especiarias e um sutil aroma adocicado da madeira presente, bem discreto. Em boca tem acidez leve e corpo médio, macio de beber. Taninos bastante tênues, bem integrados. Frutado confirmando nariz. Final correto, álcool na medida e isento de defeitos.

Um belo vinho, com poucas arestas e muito agradável de beber. Recomendo a prova. Por estar com bom equilíbrio, creio que acompanhará bem uma grande gama de pratos, como massas em geral, carnes e risotos.

Quanto custa? Pela garrafa pagamos 55 reais na Vinhos e Sabores em Porto Alegre, com bom custo-benefício.

Saúde a todos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *