Avaliação

Grande amigos, resisti o quanto pude, mas acho que não tem jeito: me vejo obrigado, para manter minha própria organização – e principalmente a do blog – a criar uma avaliação, uma nota, enfim, uma medida quantitativa para descrever minha percepção dos vinhos aqui experimentados.

Digo que “resisti” porque minha intenção inicial não era fazer com que este blog tivesse status de avaliador ou de comparador de vinhos. Acredito que dar uma nota a um vinho seja uma grande responsabilidade e que é algo deve ser feito de forma muito cuidadosa.

Resolvi então, propor uma forma de avaliação simples, pouco original é verdade, mas que é bem fácil de entender e se adequada bem às minhas necessidades.

Os vinhos são classificados em uma escala de 1 a 5, da seguinte forma:

1 – Ruim: Vinho com defeitos graves ou que não possui nenhum atrativo para futuras compras ou indicações;

2 – Razoável: Vinho sem grandes defeitos, mas que por outro lado não tem grandes atrativos, ou sua relação custo-benefício é fraca. Não chega a chamar novas compras ou indicações;

3 – Bom: Vinho correto, agradável e com boa relação custo-benefício, embora ainda não gere aquela sensação exata de “preciso comprar de novo”. Seria o vinho “na média”, interessante para o dia a dia.

4 – Muito Bom: Para vinhos acima da média e já com relação custo-benefício digamos inquestionável. Merecem repetição, com certeza absoluta. Isentos de defeitos, pode-se dizer.

5 – Excelente: Vinhos top. Destinados a uma categoria de fato superior, aonde o custo é pequeno comparado à qualidade grande oferecida. São vinhos com exuberância, corretos, bem-feitos e “que tem algo a mais” para oferecer. É difícil de explicar… 🙂 Esses ficam na memória e rendem muita conversa depois entre os amigos que provaram.

Por fim, gostaria de reiterar que esta avaliação reflete apenas a opinião pessoal de um jovem leigo e amador, ainda muito inexperiente neste ramo. Além disso, como todos sabem, a opinião de cada um – principalmente no universo do vinho – é cheia de subjetividades e pode variar imensamente devido às percepções de cada pessoa.

Saúde a todos!

4 comments on “Avaliação

  1. EDERALDO GALVÃO says:

    Olá sou de Taubaté no Vale do Paraíba interior de São Paulo, muito bom seu Blog, sempre gostei de apreciar vinhos e agora com mais tempo estou procurando aprender mais, e aqui aprendi mais um pouco. obrigado um forte Abraço.

    • Tiago Bulla says:

      Olá Ederaldo, boa tarde
      Agradeço muito pelo seu comentário. Fico feliz que tenhas aprendido com meu blog.
      Saúde e um bom 2016 para você!”

  2. Laerte says:

    Amigos apreciadores dos nossos vinhos LPG fico agradecido com os comentarios sobre nossos vinhos,isto é fruto de um trabalho feito ao longo de 6 anos o de identificamos as melhores plantas dentro de um lote atraves do processo de agricultura de precisao e segmentacao de colheita para se obter os melhores frutos para assim podermos trabalhar o vinho e o espumante.
    Em breve teremos novidades com a chegada do nosso vinho Luso Brasileiro produzido na região do Douro. Aguardem uma experiência ímpar.
    Abc Laerte

    • Tiago Bulla says:

      Laerte, muito obrigado pela visita e pelas informações.
      Fica aqui seu registro.
      Um abraço e saúde!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *