Don Pascual Roble Tannat 2009

Fazia já algum tempo que não experimentava um Tannat, uma das minhas castas favoritas, especialmente por ser um vinho bem estruturado, encorpado e elegantemente seco. Abrimos esta garrafa no sábado passado (dia 6) e só agora achei um tempinho para postá-lo aqui no blog. Na ocasião, optei por fazer uma maminha no forno com batatas para acompanhar. Confesso: a harmonização não ficou das melhores – acho que tinha que ser uma carne um pouco mais adequada, talvez mais suculenta e com mais gordura para acompanhar o vinho, já que a minha maminha acabou ficando “light”. Um churrasco propriamente dito, ou uma costela de porco talvez teriam ficado perfeitos.

Entretanto minha gente, nada abalou a credibilidade deste ótimo Tannat uruguaio, de 13% de graduação alcoólica. Segundo o site da vinícola, o Don Pascual Roble fica entre seis a nove meses em contato com o carvalho, o que me seduziu a comprá-lo. Vamos ao vinho:

Eu taça apresenta coloração rubi escura e fechada, como um petróleo. Muitas lágrimas, esparsas e marcantes.  No olfato, apresenta aroma intenso com fortes traços da madeira, lembrando cascas de canela – gostei dessa parte :). Álcool quase imperceptível – tanto no olfato como no paladar. Em boca, é elegantemente tânico, encorpado, seco do início ao fim, com o toque do carvalho muito pronunciado.

Enfim, um vinho excelente, bem ao meu gosto. Comprei na fronteira, em Rio Branco na loja Neutral, pela pechincha de 9 dólares – equivalente a cerca de 15 reais. Aqui na região sai por cerca de 40 reais – ainda assim, muitíssimos bem pagos na minha opinião.

Um comentário em “Don Pascual Roble Tannat 2009

  1. […] Amigos, adquiri este vinho despretensiosamente em um freeshop da fronteira uruguaia. Vi e decidi levar este vinho da linha Don Pascual – que por sinal já teve um Tannat que passou por aqui e agradou (relembre). […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s