Degustação na Vinícola Miolo – 21/08

Conforme prometido, não poderia deixar de fazer um post sobre a excelente e memorável degustação que fomos convidados logo após a visita à Vinícola Miolo (relembre). A degustação, conduzida pelo enólogo Luciano Lemos, contou com a participação de nove vinhos, sendo três brancos, quatro tintos e dois espumantes. Farei um breve resumo dos vinhos degustados para não ficar um post demasiadamente longo, embora já de antemão lhes digo que todos os vinhos nos surpreenderam e merecem futuras compras e posteriores postagens aqui no blog.

Reserva Sauvignon Blanc 2011 – Vinho ainda inédito que deverá ser lançado ao mercado nos próximos meses. O primeiro vinho elaborado pelo enólogo Luciano Lemos, e que tivemos a honra de degustar. É quase translúcido, muito frutado, leve e refrescante – digno de consumo para um final de tarde de verão. Preço: 25 reais

RAR Collezione Viognier 2010 – Este cético e teimoso blogueiro está pouco a pouco vencendo o paradigma (cada vez mais fraco) que ele possui acerca dos vinhos brancos. Este Viognier produzido na região da campanha mostrou-se encorpado, equilibrado e com toque de carvalho.  Possui fabricação limitada e é difícil ser encontrado fora do varejo da vinícola. Preço: 45 reais.

Cuvée Giuseppe Chardonnay 2009 – Correção do parágrafo anterior: este cético e teimoso blogueiro acaba de vencer seu paradigma sobre os vinhos brancos. Que bom que o verão vem aí. Oportunidades certamente não faltarão. Este Chardonnay é de altíssima qualidade, elegante, com toque de madeira (passagem de 8 meses por carvalho). O melhor vinho branco que já experimentei, e possivelmente o melhor vinho branco do Brasil. Tiragem limitada de 9000 garrafas, com uvas provenientes do Vale dos Vinhedos e com direito ao selo de denominação de origem. Enfim, um espetáculo. Preço: 48 reais, valendo cada centavo.

RAR Collezione Pinot Noir 2010 – A uva Pinot Noir dispensa comentários. Acredito que este vinho estava à altura do glamour que ela proporciona: saboroso, de médio corpo, frutado e muito elegante. Lamentei não ter adquirido uma garrafa – fica para a próxima. Merece certamente uma noite à parte. Preço: 45 reais, com boa relação custo-benefício.

Quinta do Seival Castas Portuguesas 2008 – Vinho produzido na campanha gaúcha através do corte das uvas portuguesas Touriga Nacional e Tinta Roriz. Uma das razões de minha ida à Bento foi justamente adquirir este vinho, que já repousa em minha adega climatizada. Complexo, diferenciado e elegante no olfato e paladar. Mal posso esperar para abri-lo. Preço: 45 reais

Merlot Terroir 2009 – (suspiro…) Varietal 100% Merlot, cultivada no Vale dos Vinhedos, com denominação de origem. Passa por um período de envelhecimento de doze meses em barricas de carvalho. Vinho excepcional, que faz jus a sua fama e acende o debate sobre o fato da uva Merlot ser a uva símbolo do território gaúcho. O melhor Merlot que já experimentei. Preço: 78 reais.

Lote 43 2008 – (grande suspiro …) Acredito que seria um sacrilégio este novato e inexperiente enófilo tecer qualquer comentário sobre este vinho. Dispensa apresentações. É um ícone da vinícola, talvez um dos melhores vinhos brasileiros, com amplo destaque internacional. Pessoalmente, acho que preciso de um amadurecimento neste “universo” antes de ter a plena percepção necessária para analisar um vinho como este, completamente isento de qualquer possível defeito, equilibrado e perfeito em todos os sentidos. Gil Mesquita, do blog “Vinho para Todos”, teve o privilégio de apreciar o rótulo da safra 2005 recentemente, e escreveu um post que simboliza bem o significado deste vinho, embora de outra safra (acesse aqui). Assim como o vinho, o preço também é diferenciado: 100 reais.

Bueno Cuvée Prestige – Espumante fabricado pelo método tradicional, com a assinatura de ninguém menos que o narrador Galvão Bueno, que firmou parceria com a vinícola Miolo a fim de realizar seu sonho de lançar seus vinhos. Espumante de inquestionável qualidade superior, cremoso, frutado, refrescante e seco. Possui tiragem limitada em 7.500 garrafas. Preço: 59 reais

Terranova Moscatel – Para encerrar, o mais democrático – devido à doçura – tão apreciada pelos consumidores brasileiros. Espumante fabricado no nordeste através do processo Asti. Muito aromático, refrescante e agradável, embora pessoalmente eu tenha achado um pouco doce além do necessário (longe do que a maioria poderia pensar). Aprovado. Preço: 18 reais.

5 comentários em “Degustação na Vinícola Miolo – 21/08

  1. Fala Tiago!gostaria de uma dica sua,estou planejando ir a Bento Gonçalves em novembro,quantos dias vc acha que são necessários para conhecer as principais vinícolas da cidade?

    Abraço!

    • tiagobulla disse:

      Olá Marcello!
      Eu acredito que em dois dias você consegue conhecer as vinícolas grandes como a Miolo, Aurora, Salton, Valduga e ainda algumas pequenas, como a Don Laurindo, Cavalleri, Larentis entre outras. Em um dia só, possivelmente ficaria meio corrido e cansativo.
      Qualquer dúvida que você tiver, estamos aí. Desde já, lhe desejo um ótimo passeio! Vale muito a pena!
      Grande abraço
      Tiago

  2. Valeu Tiago!eu pretendo ficar pelo menos uns 4 dias,então vou conseguir conhecer tranquilamente quase todas.
    Abraço!

  3. […] o prazer de degustá-lo na vinícola quando ele ainda estava estagiando nas barricas de carvalho (relembre) e já me causou a impressão de ser um vinho que prometia um futuro brilhante. Também degustamos […]

  4. […] Conheci este rótulo em uma das primeiras visitas que fiz à vinícola Miolo, já faz algum tempo (relembre). Na ocasião gostei muito dele, e confesso que na época eu não tinha grande apreço pelos vinhos […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s