Glen Carlou Tortoise Hill Red 2006

Prezados amigos, enfim degustamos o primeiro vinho sul-africano aqui do blog. E confesso que me vejo diante de uma responsabilidade grande, espero não fazer feio 🙂

Conheci este vinho na agradabilíssima degustação na Adega Krause, em Novo Hamburgo (relembre). No momento em que o experimentei, decidi imediatamente que deveria levá-lo para casa, para poder analisá-lo mais cuidadosamente – e foi uma tarefa deliciosamente complicada, especialmente pela complexidade do vinho, formado por um corte interessante: 77% de Cabernet Sauvignon, 13% de Syrah, 5% de Merlot, 4% de Zinfandel e 1% de Tempranillo – conforme informação do site da importadora Grand Cru. O vinho possui 14% de álcool e conforme o rótulo permanece 15 meses em maturação nos barris de carvalho.

Na taça apresentou-se elegante, com coloração rubi escura, com muitas lágrimas. No olfato, já nota-se traços de sua complexidade. Aromas intensos, muito agradáveis, oscilando entre tons adocicados lembrando baunilha, ou talvez chocolate e frutos vermelhos maduros.

Em boca, é ainda melhor. Leve acidez conferindo boa refrescância, estilo frutas vermelhas cítricas – como morango. Sentem-se alguns toques de madeira, sem muito exagero. No final é seco, potente, com álcool perceptível, mas sem incomodar em absoluto. Pessoalmente, senti leves toques adstringentes lembrando pimenta ou noz-moscada (muito interessante). Julgo o vinho como encorpado, com vocação gastronômica – embora acredito que também vá bem com uma bela tábua de queijos variados.

Acredito que se trate de um dos melhores vinhos que já experimentei, talvez o melhor até agora no blog – se não, pelo menos é com certeza o de maior complexidade. Para finalizar, tem boa relação custo-benefício – preço em torno dos 45 reais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s