Marquês de Montemor 2009

Este é o segundo vinho que comento entre os que degustamos na primeira edição da Miniconfraria que fizemos aqui em casa, uma brincadeira entre amigos (relembre).

Pessoalmente, eu tinha muita curiosidade em conhecer este vinho. Aliás, tem me despertado certo interesse acerca das castas portuguesas, tão aclamadas e muito bem-comentadas em diversos blogs. Este tinto português é formado por um corte das uvas Aragonez, Touriga Nacional e Trincadeira. Álcool a 13,5%. Não consegui obter maiores informações a respeito, como por exemplo, a proporção das uvas no corte. Aparentemente, o vinho não passa por madeira. Se alguém tiver maiores informações, fique à vontade em nos concedê-las.

A garrafa apresenta uma bonita e original apresentação. Na taça, o vinho possui coloração rubi “média”, com lágrimas um pouco discretas, não tão marcantes, denotando um vinho de certa leveza – o que se confirma por sinal mais adiante.

Aroma bastante intenso e frutado, lembrando algo cítrico, de difícil identificação – talvez tomate (sim amigos, um dia eu chego lá).

Em boca, sente-se um leve álcool, mas sem incomodar ou se sobrepor. Há uma agradável sensação de refrescância persistente denotada por uma acidez um pouco sobressalente. Taninos elegantes conferem uma adstringência moderada, perceptível. No geral, é fácil de beber. Um vinho distinto e intrigante – gastronômico eu diria, tal qual as informações disponíveis na internet.

Um vinho diferente, sobretudo, e que me agradou bastante. Indicadíssimo para noites ou finais de tarde um pouco mais quentes. Aprovadíssimo, sobretudo pela relação custo-benefício – pela garrafa, pagamos 35 reais na Osmar Vinhos. Recomendo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s