Avaliando os Vinhos no Blog

Grande amigos, resisti o quanto pude, mas acho que não tem jeito: me vejo obrigado, para manter minha própria organização – e principalmente a do blog – a criar uma avaliação, uma nota, enfim, uma medida quantitativa para descrever minha percepção dos vinhos aqui experimentados.

Digo que “resisti” porque minha intenção inicial não era fazer com que este blog tivesse status de avaliador ou de comparador de vinhos. Acredito que dar uma nota a um vinho seja uma grande responsabilidade e que é algo deve ser feito de forma muito cuidadosa.

Então, a partir da data de hoje, estarei propondo uma avaliação simples, pouco original é verdade, mas que é bem fácil de entender e se adequada bem às minhas necessidades.

Os vinhos serão classificados em uma escala de 1 a 5, da seguinte forma:

1 – Ruim: Vinho com defeitos graves ou que não possui nenhum atrativo para futuras compras ou indicações;

2 – Razoável: Vinho sem grandes defeitos, mas que por outro lado não tem grandes atrativos, ou sua relação custo-benefício é fraca. Não chega a chamar novas compras ou indicações;

3 – Bom: Vinho correto, agradável e com boa relação custo-benefício, embora ainda não gere aquela sensação exata de “preciso comprar de novo”. Seria o vinho “na média”, interessante para o dia a dia.

4 – Muito Bom: Para vinhos acima da média e já com relação custo-benefício digamos inquestionável. Merecem repetição, com certeza absoluta.

5 – Excelente: Vinhos top. Destinados a uma categoria que, modestamente falando, não sei se faz parte do universo atual deste singelo blogueiro; muito embora eu ainda alce vôos em certas degustações onde tenho a felicidade de degustar produtos desta categoria. Aos poucos de repente vão aparecendo por aqui estes exemplares magníficos 😀

Por fim, gostaria de reiterar que esta avaliação reflete apenas a opinião pessoal de um jovem leigo e amador, ainda muito inexperiente neste ramo. Além disso, como todos sabem, a opinião de cada um – principalmente no universo do vinho – é cheia de subjetividades e pode variar imensamente devido às percepções de cada pessoa.

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s