Weingut Weinzierle Riesling 2010 #cbe

Grandes amigos, o tema escolhido para a 60ª edição da CBE, a Confraria Nacional de Enoblogs, no mês de outubro, pelo confrade Marcelo Di Moraes foi “um vinho branco brasileiro, de até 80 reais”.

Antes de tudo, confesso que não sou um bom conhecedor de vinhos brancos, o que me deixou um pouco inseguro desde o princípio. Resolvi ir até a loja Vinhos e Sabores na Cidade Baixa em Porto Alegre onde troquei algumas idéias com um dos proprietários, o Eliseu, que me indicou este Riesling produzido na região alemã da serra gaúcha, em Nova Petrópolis. Trata-se de um vinho de produção limitada, fabricada com a variedade Riesling Renano, com 12% de álcool. É envasado e comercializado pela vinícola Don Guerino, de Alto Feliz. Curiosamente, não havia me dado conta de que o vinho era meio-seco, um estilo que normalmente procuro evitar devida a elevada doçura que estes vinhos apresentam. No entanto, preparamos um delicioso salmão no forno e abrimos a garrafa para acompanhar. Vamos ao líquido!

A apresentação no rótulo embora simples é bonita, com o ar de paisagem rural. Na taça apresentou coloração amarelo palha, bem claro, com alguns reflexos levemente esverdeados.

No olfato possui aroma levemente adocicado com notas de frutas brancas cítricas – talvez lima – e flores.

Em boca se mostrou interessante: boa cremosidade combinada a uma moderada acidez com sensação geral de refrescância no final. É agradável, embora eu recomendaria consumir em temperaturas bem baixas e se possível com um balde de gelo. Um pouco de açúcar sobressaindo, mas sem comprometer. Os mais intolerantes ao açucar poderão se incomodar um pouco.

No geral, gostei do vinho. Uma escolha diferente, de um rótulo que eu não conhecia e que sai um pouco do tradicional. Para os que não estão acostumados a beber vinhos é uma boa pedida. Agradeço ao Eliseu pela dica. Embora seja um vinho meio-seco, o adocicado não chega a ser enjoativo como na maioria dos rótulos deste tipo. Uma boa compra, na faixa dos 23 reais. Saúde a todos!

Nota: 3,0 (Bom)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s