Tarapacá Gran Reserva Syrah 2009

Neste final de semana aproveitamos os últimos resquícios do inverno gaúcho para degustar um vinho, digamos “especial”. Resolvi conferir de perto a fama da linha Gran Reserva da vinícola Tarapacá, uma gigante chilena. Minha esposa escolheu este excelente Syrah – que, diga-se de passagem, não é das minhas castas favoritas – para acompanhar um delicioso capeleti ao molho roquefort. O jantar seria promissor.

Este vinho é, digamos, diferenciado. Possui denominação de origem do Vale Del Maipo. É envelhecido 14 meses em barricas de carvalho francês (29% novas) e americano (11% novas). Possui 14,2% de álcool e de acordo com a ficha do site tem potencial de guarda entre 10 e 15 anos! Com esta cartilha de atributos, há de se dizer que não se trata de “qualquer coisa”, convenhamos. Mas vamos ao líquido.

Em taça apresentou uma bonita coloração rubi/violeta com reflexos violáceos. Lágrimas grossas e marcantes ao redor de toda a taça, que descem lentamente.

Aroma de boa intensidade, muito agradável e complexo. Notam-se traços de madeira (carvalho em evidência), frutas vermelhas como amora, groselha e também aromas lembrando compotas.

Em boca possui bom equilíbrio entre acidez, álcool e tanicidade com excelente proporção madeiraXfruta. Encorpado, com final longo e frutado. Madeira pronunciada, mas sem sobressair. No geral, muito agradável, potente e gastronômico.

Acredito que se trata de um bom vinho para receber – pela primeira vez – a nota máxima no blog. Recomendo de olhos fechados. Para mim, uma grande experiência na faixa dos 45 reais, valendo cada centavo. Saúde a todos!

Nota: 5,0 (Excelente)

5 comentários em “Tarapacá Gran Reserva Syrah 2009

  1. Boa Tiagão!
    Já tomei os vinhos mais básicos desse produtor e já são bem honestos,sempre vejo esse gran reserva e tenho curiosidade de tomar mas nunca comprei,mas agora vou provar,mas te digo uma coisa,não tenha esse preconceito conta a Syrah,pois sendo de um bom produtor são vinhos excelentes,pode ter certeza.

    Abraço e saúde!

  2. ale disse:

    tambem gosto muito desse vinho. ja tomei o 07 e eh excelente. tenho mais uma de 07 e 08 que estou guardando para em breve fazer uma vertical com a 09.
    saude.\abs,
    ale

  3. tiagobulla disse:

    Pessoal, muito obrigado pelos comentários. Realmente o vinho impressiona bastante – e pelo visto não fui o único com esta opinião, o que valoriza meu post 🙂
    Estou com outros rótulos desta linha em casa, o Cabernet, o Merlot, o Carmenère e o Chardonnay pretendo em breve ir postando aqui minhas experiências com cada um deles.
    Marcello, de fato, acho que aos poucos vou quebrando meu paradigma com o Syrah
    Ale, estou ansioso para saber de sua vertical.
    Saúde!

  4. […] estão iniciando nos vinhos brancos não se arrependerão. O Syrah desta linha, já comentado aqui (relembre), ainda é meu favorito. Saúde! Este artigo foi publicado em Chile, de 31 a 50 reais, Muito Bom, […]

  5. […] de seu preço estar ascendente, em virtude do momento econômico. Contudo, confesso: nesta linha, o Syrah ainda é meu favorito – mas sou suspeito para falar, sabem como é… […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s