A Importância de Consumir o Vinho na Temperatura Correta

Grandes amigos, particularmente sempre me considerei um consumidor de vinhos preocupado em respeitar as recomendações quanto à temperatura de consumo ideal dos tintos, brancos e espumantes. Ontem, entretanto, passei por uma experiência que há muito não me acontecia: acabei degustando um vinho que estava com temperatura elevada… Quem nunca passou por uma dessas?

Cheguei em casa após um longo e exaustivo dia de trabalho e congestionamentos de trânsito, louco para abrir uma garrafa de Malbec. Eis que me deparo com a triste realidade: minha singela adega climatizada estava vazia – eu havia retirado as garrafas para uma limpeza interna e esqueci de recolocá-las… Uma lástima, todos os meus vinhos estavam na temperatura ambiente, a mais de 22 ºC.

Tentei a famosa solução paliativa: coloquei a garrafa de Malbec na geladeira para deixá-la esfriar. Mas a ansiedade e apreensão desta criança aqui foram incompatíveis com o tempo necessário para resfriar o vinho e… bem, já podem imaginar. O Malbec não estava ruim, mas estava QUENTE; sua estrutura encorpada e o teor alcoólico acabaram causando uma sensação de aquecimento na boca com certo desconforto. Por fim, eu e minha esposa tomamos uma taça cada e resolvemos deixar o resto na geladeira para consumir hoje – quando espero poder analisá-lo de forma mais “justa”.

A verdade é que moramos em um país cujo clima é de temperaturas altas. Até mesmo nós que moramos aqui no sul inclusive, já estamos a esta época do ano experimentando a chegada do calor… e com isso, chegamos à conclusão que para degustar um bom tinto encorpado (nossos favoritos), precisamos lançar mão de certas “táticas”, do contrário a experiência pode ser traumatizante. Particularmente, sou meio desastrado ainda neste aspecto, talvez os amigos do nordeste e sudeste possam dar mais dicas: se alguém tiver alguma sugestão de como consumir um bom tinto no verão escaldante, sou todo ouvidos. 🙂

Saúde a todos!

5 comentários em “A Importância de Consumir o Vinho na Temperatura Correta

  1. Eu estou morando atualmente no nordeste, mas mesmo com todo calor não deixo de saborear um Cabernet. A solução por aqui é colocar a garrafa na geladeira enquanto se prepara a janta. À temperatura ambiente não tem quem tome mesmo, haha! Abraço

  2. Tiago da Cunha disse:

    Não sei se estou falando alguma novidade, mas achei interessante quando li essa informação num site de um distribuidor da Casa Valduga em POA.
    Segundo eles “uma garrafa deixada durante 8 minutos na água com gelo sofrerá uma redução de 5°C na temperatura, que corresponde a 60 minutos de permanência na geladeira”.
    Assim, podemos fazer alguns cálculos para que o vinho fique perto da temperatura ideal.
    Abração.

    • tiagobulla disse:

      Olá Tiago, obrigado pelo comentário,
      É um comentário muito pertinente, acabei não falando nada sobre isso quando escrevi o post. Eu pessoalmente evitaria colocar o vinho tinto em um balde com gelo, pois emo que isso possa causar um choque térmico e deixar o vinho tímido na hora de ser servido – no que diz respeito sobretudo aos aromas. Para os tintos, acho que eu preferiria a segunda opção – por na geladeira. Acho que uma hora pode ser um tempo razoável, dependendo do dia – e da geladeira é claro (complicado isso). Para os vinhos brancos e espumantes eu já usaria o balde com gelo sem “peso na consciência”.
      Saúde!

      • Tiago da Cunha disse:

        Boa opção! Embora tenha utilizado somente geladeira (nos dias quentes), não tinha pensado que o balde com gelo poderia causar um choque térmico!
        Valeu a dica!!
        Abração!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s