Espumante Casillero del Diablo Brut Reserva 2007

Segunda-feira, dia cansativo, quente e estressante – nada melhor para o final do dia do que relaxar na varanda à noite com uma brisa refrescante ao lado da esposa amada para degustar um bom espumante.

Este é um ícone da linha Casillero Del Diablo. É produzido com uvas Chardonnay originárias do vale Limarí, situado ao extremo norte do Chile. Possui 12% de álcool. Adquiri este espumante em um free shop de Rio Blanco, em uma promoção. Fui descuidado: não me dei conta de que o espumante era safrado e que este era da safra de 2007. Fiquei um pouco receoso, achei que pudesse estar um pouco fora de seu melhor período de consumo. Mas vamos ao espumante!

Nem sempre eu teço comentários sobre o rótulo ou a garrafa. Até acho que eu devesse fazê-lo mais vezes. Fato é que a apresentação do produto é muito bonita, elegante e imponente. O selo da marca em relevo na garrafa é um detalhe muito interessante.

Em taça a espumante é belíssima: coloração amarelo palha claro, borbulhas pequenas com boa intensidade e persistência. Efervescência de poucos segundos, deixando uma bonita e convidativa linha fina de espuma na borda da taça. Aromas um pouco tímidos na minha opinião: notas minerais em evidência, um pouco de aromas cítricos, um adocicado bem interessante e um pouco de pão tostado no final. Em boca é interessante e complexo: acidez um pouco abaixo do esperado, apesar de bem equilibrado e correto. Poderia ser mais refrescante. É um pouco mais encorpado que outros Brut que já experimentei. Acho que tem vocação gastronômica. No final tem um discreto amargor que não chega a incomodar.

Trata-se de um espumante fora do padrão deste blog, pelo seu custo elevado. Só está aqui porque paguei 1/3 do valor de mercado. Creio também que se tratava de algum tipo de liquidação da loja, pois aparentemente esta tiragem já está saindo das prateleiras. Talvez este último fator possa ter comprometido um pouco a qualidade do espumante, o que me deixa um pouco inseguro para avaliar. Pessoalmente eu esperava um pouquinho mais, dado o glamour e o valor da garrafa. Mas mesmo assim, vale conferir com certeza. Custa em média 70 reais. Saúde!

 Nota: 3,0 (Bom)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s