Cabal Reserva Malbec 2007 #cbe

Grandes amigos! Hoje é um dia especial (dia 1º). Talvez os que acompanham o blog a mais tempo já saibam, mas vale a pena lembrar, até mesmo para os que ainda não estão familiarizados. Faço parte de uma confraria virtual composta por vários blogueiros do Brasil – a Confraria Brasileira de Enoblogs. Nesta confraria, a cada mês, um dos confrades elege um tema. Ele e os demais participantes devem durante o mês degustar um vinho baseado no tema proposto e daí então, no primeiro dia do mês seguinte, todos publicam em seus blogs as impressões que tiveram acerca do vinho escolhido. De praxe, no final do título do post colocamos a hashtag #cbe para indicar que o texto se refere à confraria. Bacana, simples e muito informativo por sinal. Neste mês a confraria já vai para sua 62ª edição, sendo que esta é a quarta vez em que publico um post para ela.

O tema escolhido por nosso ilustre confrade Silvestre Tavares do blog Vivendo a Vida para este mês de dezembro – a última edição deste ano, portanto – foi “Malbec Argentino, de até 70 reais”. Uma das minhas castas favoritas por sinal.

O Cabal é um 100% Malbec argentino proveniente do vale do Uco, em Mendoza. É produzido pela vinícola San Carlos. Segundo o site da importadora Etiqueta Negra, o vinho passa 12 meses envelhecendo em barricas de carvalho francês e mais 12 meses na garrafa, nas cavas da vinícola. Possui 14% de álcool. Vamos ao vinho!

Em taça apresentou coloração rubi escura com lágrimas grossas em boa quantidade. Não chegou a ter aquela coloração violácea mais típica de outros malbecs. No nariz apareceram aromas de madeira, caramelo, compota e frutas vermelhas/pretas em boa intensidade. Em boca achei um vinho bem estruturado, taninos redondos, um vinho encorpado, mas macio. Depois de algum tempo em taça o frutado ficou em maior presença – mais um vinho daqueles que merece uma aeração. Final potente e seco, com um levíssimo amargor, que não chega a comprometer.

Um vinho agradável, muito correto e bem feito na minha opinião, por um preço razoável – 40 reais, adquirido na Adega Krause em Novo Hamburgo. Não chega a ser um Malbec como o Doña Paula (relembre), que gostei muito mas ainda assim é uma boa pedida. Acredito que pela estrutura tenha vocação gastronômica.

Saúde!

Nota: 4,0 (Muito Bom)

12 comentários em “Cabal Reserva Malbec 2007 #cbe

  1. Olá Tiago, primeiramente, parabéns pelo blog!

    Não sou familiarizado com a Marca Cabal, procurarei me informar e experimentar este Malbec que aqui recomenda.

    Porém, o objetivo principal deste comentário é sugerir, caso não utilize, o twitter. É uma ferramenta interessante de divulgação para o blog e uma oportunidade menos formal de expor com teus leitores e amigos o teu dia-a-dia nesse Universo dos Vinhos.

    • tiagobulla disse:

      Johan, muito obrigado pelo seu post, fico lisongeado pelo elogio.
      O Cabal de fato foi um achado. Encontrei no site da Etiqueta Negra, uma pequena importadora aqui da grande Porto Alegre.
      Agradeço pela sugestão sobre o Twitter. Já pensei em pesquisar sobre esta ferramenta, que tão pouco conheço. Vou considerar a possibilidade de usá-lo como forma de divulgação.
      Forte abraço e saúde!

  2. Fernando disse:

    Amigos, também experimentei o Cabal por acaso em Porto Alegre. Do ponto de vista das características do produto concordo com Tiago. É um vinho encorpado, gostei muito da sua estrutura e certamente é um vinho muito honesto na sua relação preço/qualidade, embora eu paguei um pouco mais na Marchand du Vin (R$ 42,00).
    Abs.
    Fernando.

    • tiagobulla disse:

      Fernando obrigado pelo comentário. Realmente é um vinho bem interessante, vale a pena conferir. Que bom que também gostaste, sinal que minhas impressões não foram distantes das suas.
      Abraço

  3. Juan disse:

    Bom dia Tiago,

    Meu nome é Juan, Sócio- Diretor da importadora Etiqueta Negra. Fico feliz em saber do seu gosto por vinhos e em saber que voce exprimentou o nosso Cabal Reserva Malbec, e que teve uma boa aceitação. Posso te indicar o Cabal Gran Reserva Malbec, que é um vinho com uma cor intensa e fica 4 anos em guarda (2 anos em barricas e 2 em cavas).
    Siga as novidades da Etiqueta Negra no facebook http://www.facebook.com/EtiquetaNegraBrasil ou no nosso site.

    Grande abraço.

  4. Rafael Krause disse:

    Boa tarde Tiago,

    Uma das minhas principais motivações como lojista é ver um retorno positivo dos clientes e amigos que confiam nas indicações e ficam satisfeitos, elogiando o produto.
    Realmente o Cabal Reserva é um vinho de interessantíssimo custo/benefício (R$ 39,90 na Adega Krause, para ser mais exato). Apesar de ser um Reserva, o preço chega a ser bem inferior a muitos outros vinhos, também Reservas, que competiriam com o Cabal em termos de qualidade.

    O Juan, da Etiqueta Negra, e eu, estamos organizando uma degustação provavelmente em março, aqui na Adega Krause, dos vinhos importados pela empresa. Assim que tivermos definida uma data, lhe aviso. Será uma excelente oportunidade de provar o Cabal Gran Reserva, que dentro em breve estará disponível para compra na loja.

    Deixo o convite para voltar uma hora dessas e degustar um vinho branco, tão refrescante nesses dias de verão!

    Forte abraço!

    Rafael Krause

    • tiagobulla disse:

      Rafael, muito obrigado pelo comentário. Gostei muito deste vinho, realmente uma ótima pedida por um preço honesto.
      Ah, quanto a degustação, fico no aguardo! Estamos mesmo te devendo uma visita.
      Abraço e saúde!

  5. […] Amigos, experimentei este vinho em uma degustação a algum tempo atrás, motivado pela boa experiência que tive com um Malbec desta mesma linha da vinícola San Carlos Sud (relembre). […]

  6. Leonardo Camilo disse:

    Prezados,

    Obtive a indicação do Cabal Reserva através do blog do João Felipe Clemente, o qual me indicou para o meu casamento.
    Porém, dei uma sondada nos sites que costumo comprar aqui em Brasília e não o encontrei.
    Gostaria de saber se vocês têm algum representante aqui, pois gostaria de experimentar antes de elegê-lo para o casamento.

    Parabéns pelo blog.

    Abraços

    Leonardo Camilo

    • Tiago Bulla disse:

      Leonardo, obrigado pelo elogio
      A loja em que eu comprei este vinho não existe mais, infelizmente
      É um pouco difícil encontrá-lo, mas tente no site desta importadora: http://www.etiquetanegra.com.br
      Qualquer dúvida que eu puder ajudar, não hesite em entrar em contato
      Desde já, desejo-te felicidades e uma boa festa de casamento. Acho que o vinho é uma boa escolha
      Abraço
      Tiago Bulla

  7. […] O curioso é que já tivemos por aqui outro exemplar interessante desta vinícola, um Malbec (relembre); e, de fato, percebi através daquele post que diversas pessoas tinham dificuldades em adquirir os […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s