Salton Talento 2006

Grandes amigos, como havia combinado em outro post há algumas semanas (relembre) estou iniciando hoje uma pequena série dos vinhos da Salton que foi apresentada recentemente no Winebar. Comecei pelo fim da degustação, pelo vinho mais encorpado a fim de aproveitar os últimos dias de temperaturas mais amenas aqui da Grande Porto Alegre. E cá entre nós, acho que comecei muitíssimo bem.

O Salton Talento é um vinho elegante, como muitos blogueiros estão definindo-o. Desde o nome, passando pelo rótulo de bom gosto e até chegar no líquido propriamente dito, nota-se que se trata de um vinho de alta qualidade, feito com cuidados minuciosos. É um corte de 60% de Cabernet Sauvignon, 30% de Merlot e 10% de Tannat. Possui 13% de álcool e passa doze meses por barricas de carvalho francês. Mas vamos ao vinho:

Em taça apresentou uma bonita coloração rubi intensa e escura, com borda avermelhada e lágrimas marcantes. Aroma agradável e de boa intensidade. Carvalho em evidência. Notas de baunilha e frutas vermelhas aparecendo após algum tempo. Em boca é bem estruturado e seco, lembrando de fato um Tannat. Taninos macios, frutado em boa presença com madeira em segundo plano – um ponto positivo, na minha opinião. Final potente. Retrogosto com boa duração com total lembrança do frutado. Deixa aquele gosto de “quero mais” bem característico.

No geral, meus amigos, é um excelente vinho, muito bem feito, sem defeitos e que deixa saudades. A vinícola está de parabéns. Um último ponto positivo: é encontrado, pelo menos aqui em Porto Alegre, com certa facilidade em redes de supermercados. Custa em média 60 reais, com bom custo-benefício e preço compatível com sua qualidade na minha opinião. Saúde!

Nota: 5,0 (Excelente)

3 comentários em “Salton Talento 2006

  1. Fala Tiago!
    Tomei o Talento há umas 3 semanas atrás,realmente um belo vinho,e o melhor é que ele está sendo vendido aqui no Rio por 45 reais.
    Abraço!

    • tiagobulla disse:

      Obrigado pelo comentário Marcello. Que bom que gostaste do vinho, realmente ele me impressionou. Agora, essa diferença de preço é impressionante… No mínimo, se deve aos impostos…
      Saúde!

  2. […] Amigos leitores do blog, escrevo este post hoje com certa alegria, confesso. Em quase três anos escrevendo o blog, acho que é a primeira vez que comento sobre um mesmo vinho que já experimentei, em outra safra. Para um blog pequeno como este, considero um fato interessante – novo, também. O Salton Talento que comentamos hoje já apareceu por aqui representando a safra 2006 (relembre). […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s