Fred Loimer Grüner Veltliner Lois 2009

Grandes amigos, a correria tem sido grande nesta época de final de ano. Daí então acabo postando aqui no blog menos que eu gostaria. Mas evidentemente que eu não poderia deixar de falar nos vinhos da Áustria que degustamos na última edição do Winebar (relembre) que por sinal, foi de altíssimo nível.

Este foi o primeiro vinho degustado na ocasião. Um exemplar branco da casta Grüner Veltliner – sim, os nomes para nós não são conhecidos. Trata-se da uva-símbolo da Áustria e também a mais cultivada no país. Segundo informações passadas durante o Winebar, é comum na Áustria este vinho acompanhar comidas mais gordurosas e pesadas, como carnes, por exemplo – o que para nós no Brasil é incomum. Deve ser servido gelado. Possui 12,5% de álcool.

Em taça apresentou coloração amarelo esverdeada, com lágrimas finas e transparentes. No nariz apresentou aromas complexos e variados com destaque para frutas brancas cítricas, maçã-verde e notas minerais – esta última, uma característica dos vinhos da região. Em boca tem boa acidez e presença de frutas cítricas em boa conta. Aveludado, fácil de beber. Final confirmando a fruta com boa lembrança do frutado.

É sem dúvida um bom vinho branco, muitíssimo correto, refrescante, com boa acidez como um vinho branco deve ser. Seu único defeito talvez seja o valor elevado e a dificuldade de encontrar no mercado: o preço da garrafa fica em torno de 95 reais e o vinho só pode ser adquirido por encomenda diretamente com a importadora The Special Wineries. No Winebar, todos gostaram mais deste que do tinto – apesar de lá em casa ser o contrário – é o tal negócio, gosto pessoal não se discute rsrs. No decorrer da semana devo postar sobre o outro vinho. Saúde!

Nota: 3,0 (Bom)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s