Salton Gamay 2011

Grandes amigos, dando continuidade aos vinhos que foram degustados no Winebar da Salton (relembre) chegamos a este rótulo da casta Gamay, uma variedade até então inédita aqui no blog. Eu e minha esposa aproveitamos que ontem a temperatura baixou aqui no sul em função da chuva que finalmente resolveu aparecer e decidimos por experimentar o Gamay – possivelmente o último vinho tinto que bebo em 2011.

Os vinhos desta casta são um tanto diferenciados: são genuinamente jovens, aliás, são os primeiros vinhos da safra lançados a cada ano. Não são vinhos encorpados, tem uma estrutura mais leve e até ouso dizer, refrescante. A própria Salton diz em seu site que recomenda o consumo deste vinho entre 8 ºC e 10 ºC, uma temperatura considerada baixa para os tintos tradicionais. Apresenta também graduação alcoólica mais baixa (12%), confirmando a idéia de suavidade.

Em taça apresentou coloração vermelha tendendo a um tom rosáceo, lembrando cereja, bem cristalino e com certa transparência. Lágrimas praticamente imperceptíveis. Aromas intensos e agradáveis de frutas vermelhas frescas e cítricas, com lembrança de amora e morango e notas adocicadas. Leve álcool aparecendo ao fundo, sem incomodar. Em boca tem acidez intensa e marcante. Taninos macios. Frutado em boa presença. Final de boca leve, suave e curto. Vinho fácil de beber.

Um vinho muito correto, interessante e diferente, ideal para sair do padrão, especialmente em dias mais quentes. Ficou muito bem em temperaturas baixas – nem tanto conforme foi esquentando. É saboroso e chama para a próxima taça sem qualquer traço enjoativo. Apesar de preferir os tintos mais estruturados e encorpados, vou deixar meu gosto pessoal de lado hoje para dar a nota. Custa em torno de 23 reais, com boa relação custo-benefício. Saúde!

Nota: 4,0 (Muito Bom)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s