Espumante Salton 100 Anos Nature

Enfim amigos, chegamos ao último dos vinhos degustados no Winebar da Salton (relembre). Como havíamos combinado, nas últimas quartas-feiras já falamos sobre o excelente Salton Talento (relembre) e o elegante Gamay (relembre). Hoje fechamos a série com este magnífico espumante.

Pois bem, este elegantíssimo exemplar da Salton é um Nature – ou seja, não recebe açúcar adicional durante sua produção. Seu teor de açúcar tende a zero gramas por litro. Eu estava curiosíssimo para degustá-lo, já que nunca havia provado um Nature antes. O 100 Anos tem este nome em homenagem à história dos imigrantes da família. É um corte composto de 30% de Chardonnay e 70% de Pinot Noir. Permanece três anos em contato com as leveduras e possui 12% de álcool. Mas vamos ao espumante!

Primeiramente, destaque para a bela apresentação (como sempre, a Salton é impecável neste quesito). Bonito rótulo, com rolha e cápsula de qualidade. Em taça, apresentou uma bonita coloração amarela em tom dourado. Rápida efervescência, borbulhas muito finas, perlage muito intenso e persistente. Aromas de boa intensidade e complexidade; pão tostado em evidência, com notas florais, frutas e aromas minerais aparecendo aos poucos.

Em boca, boa acidez e cremosidade combinadas. Equilibrado, refrescante, com bom corpo, macio e saboroso. Frutado em evidência, em especial no final.

Acredito que não tenho muito o que comentar. É um espumante de altíssimo nível e qualidade. Não encontrei defeitos nem nada que pudesse ser enjoativo ou desagradável de alguma forma. Deixa o famoso gostinho de “quero mais”. Custa em torno de 100 reais. Saúde!

Nota: 5,0 (Excelente)

3 comentários em “Espumante Salton 100 Anos Nature

  1. Fala Tiagão!
    Sempre tive vontade de provar esse espumante,pela sua descrição fiquei com mais vontade ainda rs,ainda mais nesse período de enorme calor,assim que puder irei provar e te dou um toque.

    Abraço e saúde!!!

  2. […] Já tive o privilégio de participar em uma edição anterior com vinhos da Salton que impressionaram os participantes – entre eles, o belísimo espumante Salton 100 Anos (relembre). […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s