Angheben Gewürztraminer 2010 #cbe

Grandes amigos, mais um vinho brasileiro na taça – o primeiro do ano! -, desta vez dedicado ao nosso comentário para a CBE – a confraria brasileira de enoblogs, que chega a sua 64ª edição. A dica desta vez foi do confrade Deco Rossi, que sugeriu o tema “vinho branco do Novo Mundo, exceto Chardonnay e Sauvignon Blanc, de qualquer faixa de preços”. Bem interessante e original, diga-se de passagem.

Não tenho comentado (nem bebido) muitos vinhos brancos, por pura questão de hábito, mas espero diversificar um pouco mais em 2012. De qualquer forma este tema veio a calhar por duas razões: já fazia tempo que eu queria degustar um vinho da Angheben, vinícola que produz vinhos muito corretos em Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos. O confrade Gil Mesquita do blog Vinho para Todos já publicou alguns comentários muito instigantes de alguns rótulos da Angheben (confira) e desde então fiquei com vontade de conhecer melhor seus vinhos.

A outra razão é que já faz também algum tempo que eu gostaria de experimentar esta curiosa variedade de nome estranho – em alemão, Gerwuz significa “tempero” – que apesar do que parece, trata-se de uma casta francesa muito tradicional da região da Alsácia e que repercute excelentes comentários pelos amigos blogueiros. Mas vamos ao vinho!

Bonita apresentação, rótulo simples e ao mesmo tempo sofisticado, com rolha de boa qualidade. Álcool a 12,7%, que não apareceu, nem tampouco incomodou em qualquer momento.  Em taça apresentou coloração amarelo dourado, brilhante e intenso. Aromas florais e especialmente frutados de boa intensidade e muito agradáveis. Lembrou algo como compota de abacaxi. Em boca apresentou boa cremosidade e acidez equilibrada. Frutado em boa presença com lembrança da compota confirmando o aroma. Saboroso, refrescante e gastronômico ao mesmo tempo – acompanhou muito bem um filé de peixe ao forno que fizemos no primeiro almoço do ano!

Um vinho muitíssimo correto, com ausência de defeitos que chama para a próxima taça. Aprovadíssimo. Compramos na Vinhos e Sabores por 34 reais, com ótima relação custo-benefício. Enfim, nada como começar 2012 com o pé direito! Saúde!

Nota: 4,0 (Muito Bom)

3 comentários em “Angheben Gewürztraminer 2010 #cbe

  1. baruki disse:

    Olá Tiago!

    Parabéns pelo post de encerramento de 2011, muitas vitórias e conquistas merecidas!

    Esse é um exemplar que aqui em Sampa é distribuido pela Vinci e estou a tempos querendo experimentá-los, fiquei com água na boca, devem ser ótimos mesmo!

    [ ]´s

    Raphael Baruki.

    • tiagobulla disse:

      Grande Baruki, muito obrigado pelo elogio e pelo comentário
      Quanto ao vinho é mesmo muito interessante e confirma os bons comentários que circulam em outros blogs.
      Saúde!
      Tiago Bulla

  2. […] desde a época que iniciei este blog e postei um artigo sobre o ótimo Gewürztraminer deles (relembre). Foi com muita alegria e surpresa que tive a oportunidade de experimentar esta novidade na última […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s