Leyda Reserva Sauvignon Blanc 2010

Amigos, conforme combinado, hoje estou publicando o outro vinho que degustamos na última edição de nossa descontraída miniconfraria (relembre). Antes deste eu já havia comentado sobre um surpreendente vinho verde (relembre) que todos gostaram muito.

Este é um Sauvignon Blanc clássico, produzido pela imponente Leyda, uma vinícola chilena bem conhecida. Já experimentei um Shiraz deles de uma linha acima desta em uma degustação (relembre) e fiquei bem interessado em conhecer melhor seus vinhos.

Pois bem, este SB tem 13,5% de álcool e suas uvas são provenientes do próprio vale do Leyda. Segundo a vinícola, o vinho permanece em torno de 5 meses repousando na garrafa.

Em taça apresentou coloração palha claro, transparente, com reflexos esverdeados. Aromas de boa intensidade, com maracujá em evidência e aromas herbáceos ao fundo, lembrando grama e terra molhada. Em boca, me surpreendeu um pouco pelo corpo – um pouco mais encorpado que outros SB que já provei. Boa acidez. Tem uma certa cremosidade lembrando calda de compota. Final cítrico e de boa duração com presença do frutado marcando.

Uma ótima opção para os dias mais quentes de verão, vale a pena experimentar. Boa qualidade, equilíbrio e elegância, desde o rótulo até o sabor. Custa em torno de 40 reais, com boa relação custo-benefício. E que venham mais vinhos brancos, o verão está aí – aos poucos vou descobrindo-os. Saúde a todos!

Nota: 4,0 (Muito Bom)

2 comentários em “Leyda Reserva Sauvignon Blanc 2010

  1. Rafael Krause disse:

    Tens que provar o Chardonnay deles (Viña Leyda).

    Tem um aroma interessante de tangerina e limão com um toque sutil de amêndoa. É refrescante e não carrega aquele característico amanteigado dos chadonnays. Provamos este na última degustação, ano passado, na Adega Krause e agradou a todos presentes.

    Pronto, fiquei com água na boca….

    • tiagobulla disse:

      Olá Rafael
      Aqui em casa nós não éramos tão chegados aos vinhos brancos. Este ano estamos fazendo uma força-tarefa procurando conhecer rótulos diferentes e experimentando novos sabores.
      Pessoalmente gosto sim de um bom Chardonnay, um vinho mais estruturado que o Sauvignon Blanc e, na minha opinião, mais interessante também apesar da refrescância proporcionada pelo SB nos dias mais quentes. Este da Leyda está na minha lista de futuras compras, com certeza.
      Saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s