Visita à Vinícola Cainelli

Grandes amigos, já fazia algum tempo que eu não escrevia um post sobre a visitação de alguma vinícola – a última vez foi aquela memorável visita à vinícola Miolo em que eu e minha esposa fomos convidados (relembre).

Pois bem, neste último sábado eu e minha esposa participamos da Festa da Vindima, um evento do Vale do Rio das Antas em Bento Gonçalves, onde ocorrem diversas atividades; entre elas, a colheita e a pisa das uvas em uma típica vinícola colonial.

A vinícola em que fomos recepcionados foi a Cainelli, uma pequena e charmosa cantina que produz vinhos artesanais, além de ter também um museu na parte superior com um acervo histórico muito interessante. Fomos muitíssimos bem-recebidos pelos proprietários, Sr. Roberto e Sra. Bete, além do filho do casal, o enólogo Roberto Jr. que nos acolheram com muito carinho e com uma hospitalidade que poucas vezes vi igual.

Fomos conduzido até os parreirais da família onde, debaixo do telhado verde das bordôs, colhemos as uvas e lanchamos o merendin típico italiano, regado a um delicioso suco de uva e vinho tinto de mesa, que apesar de ser meu estilo preferido, há de se dizer que era muito bem-feito e saboroso. Após a colheita, fomos para a pisa das uvas, uma sensação nostálgica, relaxante, prazerosa e indescritível que só o mundo do vinho proporciona.

Por fim, fomos à cantina da vinícola onde são comercializados os produtos da Cainelli. Destaque especial para o vinho de mesa, feito de um corte de uvas Isabel e Bordô, e também para o vinho branco elaborado com a casta Lorena, uma grata surpresa para mim, diga-se de passagem. A vinícola também elabora vinhos varietais Cabernet Sauvignon e Merlot, além de suco de uva, Graspa e licores. Não perdi a oportunidade e cedi às compras. Lógico que aos poucos conforme vou experimentado os vinhos vou postando as impressões aqui no blog, com certeza.

A Cainelli está situada no distrito de Tuiuty, à margem da rodovia – bem fácil de chegar, a cerca de 10 km após o pórtico de Bento Gonçalves. Sem dúvida, vale a pena uma visita para conhecer a vinícola, seus produtos e especialmente seus proprietários, que são pessoas muito simpáticas e receptivas.

Saúde a todos!

12 comentários em “Visita à Vinícola Cainelli

  1. Vínicola Cainelli disse:

    Muito obrigado pelos elogios. Nós agradecemos muito a visita de vocês, somos movidos por estes elogios. Muito obrigado. Estaremos sempre de portas abertas e aguardando novas visitas, um grande abraço.
    Equipe Vinícola Cainelli

    • tiagobulla disse:

      Eu é que agradeço pelo comentário e pela acolhida do sábado. Certamente foi uma experiência emocionante e marcante para nós.
      Abraço e até a próxima!

  2. Liliane disse:

    Vocês tem um numero de telefone desta vinicola para que eu possa entrar em contato?

  3. Francisco de Paula disse:

    olá apesar de não ter o sobre nome Cainelli, mas sou neto e filho de um legitimo Cainelli kkk gostaria de saber a quanto tempo estão nesta região . pois a minha familia é de minas Gerais . abraço a todos !

    • tiagobulla disse:

      Francisco, obrigado pelo comentário
      Bacana saber de seu parantesco. Sugiro que contacte a vinícola Caineli para maiores informações sobre a história da cantina.
      Forte abraço e saúde!

  4. BENEDITO APARECIDO CAINELLI disse:

    MUITO BOM SABER QUE OS DESCENDENTES DA FAMILIA ESTAO SE DANDO MUITO BEM NO BRASIL SINTO UM ORGULHO IMENSO DE FAZER PARTE DESTA FAMILIA GOSTARIA DE UM DIA CONHECER A REGIAO DE TRENTO QUE NA EPOCA DA GUERRA PERTENCIA A AUSTRIA E ATUALMENTE PERTENSE A ITALIA UM ABRACO A TODOS ESTOU PESQUISANDO MINHAS ORIGENS E ESTOU GOSTANDO MUITO DO QUE ESTOU DESCOBRINDO VOU CONTINUAR .TKS.QRV.CAINELLI.

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Sr Benedito
      Fico feliz que tenhas encontrado informações sobre seus familiares em meu blog. Muito legal mesmo
      Um forte abraço e saúde!
      Tiago

  5. Mauro Avair Pilon disse:

    Confirmo tudo o que foi dito. Nosso grupo é fregues de carteirinha da Cainelli. Todo ano eu e meus amigos não deixamos de passar pela Cantina.
    Vamos voltar em agosto/13.

    Mauro Pilon
    Limeira-SP

    • Tiago Bulla disse:

      Mauro, muito obrigado pelo comentário
      A vinícola é m charme mesmo, não tem como não dar uma passadinha lá

  6. Mauro Avair Pilon disse:

    Imperdível a colheita da uva realizada na Cainelli.

    Participamos de tudo, colheita, merindin, pisa e até aproveitamos para passar de Tuc Tuc com insubstituivel NEI.
    Até 2016

    • Tiago Bulla disse:

      OLá Mauro!
      Que beleza saber que tiveste uma boa experiência. É muito bacana sim, espero repetir novamente sem dúvida.
      Abraços e saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s