Novela das 9 Sugere Substituir Vinho por Caipirinha (Pronto, não faltava mais nada…)

Amigos, quero antes de mais nada ressaltar que eu não tenho nada contra a caipirinha. Aliás, não tenho nada contra nenhuma bebida, muito pelo contrário. Dias atrás estava eu excepcionalmente assistindo televisão no horário da novela das nove (coisa rara, pois não costumo assistir TV) e vi uma cena que eu não poderia deixar de comentar.

Contextualizo: na novela o personagem do ator Dalton Vigh (René Velmont) é proprietário de um restaurante especializado em culinária típica brasileira. Neste capítulo que assisti o maitre do referido restaurante se dirigiu ao proprietário do mesmo e disse “que tudo estava ocorrendo bem” com a exceção de que uma mesa “estava insatisfeita com o vinho”.

Ao ser indagado pelo dono do restaurante (o René Velmont) sobre o que tinha feito, o maitre disse que havia sugerido aos clientes que trocassem seu vinho por uma caipirinha, pois esta última “harmonizaria perfeitamente com o prato”. Daí então, “os clientes ficaram felizes da vida com a troca”.

Sabe amigos, pode até não ser nada. Posso até estar exagerando ou me preocupando demais a toa. Mas confesso que a cena me deixou chateado. Eu como gaúcho, enófilo e defensor ferrenho dos bons vinhos e espumantes nacionais achei que a novela “passou um pouco da conta”. Sugerir ao telespectador que substitua o vinho, uma bebida universal e gastronômica por uma caipirinha, que se trata de um DRINK acho que foi um pouco demais.

A indústria vitivinícola nacional faz “das tripas coração” para tentar promover o vinho no Brasil: campanhas, tentativas de incentivo ao consumo, tenta aproximar o vinho – uma bebida sempre vista como glamourosa, chique,etc – do consumidor brasileiro e aí, com o perdão da palavra, vem a novela e estraga tudo comparando alhos com bugalhos. Antes sugerisse trocar um vinho de um país X por um bom nacional, acho que seria pelo menos mais lógico e também com boa dose de patriotismo – que é o que acredito ter sido o objetivo, embora acho que a abordagem tenha sido desastrosa.

Saúde a todos!

2 comentários em “Novela das 9 Sugere Substituir Vinho por Caipirinha (Pronto, não faltava mais nada…)

  1. Glauber disse:

    olá, por acaso ontem (16/02) vi uma cena da novela onde foi sugerido o vinho nacional e com elogios… quem sabe vale outro post.

    abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s