Espumante Copetti Brut

Grandes amigos, este é o 60º vinho que passa aqui pelo blog – sim, por enquanto este singelo site conta de dez em dez, mas algum dia esperamos ir contando de 50 em 50, 100 em 100 e assim por diante, rsrs.

Não que este seja um espumante escolhido a dedo para fazer um post alusivo a expressiva marca alcançada, mas creio que não deixa nada devendo para esta função. Pessoalmente gosto muito de espumantes. E gosto especialmente dos espumantes elaborados com base na Chardonnay, pois acredito serem mais estruturados e com um sabor e refrescância que me agradam muito. Este ainda tem um complemento formado por um corte de uvas Merlot e Cabernet Sauvignon, ambas vinificadas em branco, o que na França poderia ser chamado de Blanc de Noirs, ou seja, um vinho branco produzido a partir de uvas tintas. As uvas são provenientes de Encruzilhada do Sul, onde está situada a vinícola.

Conheci bem o Copetti  em uma degustação que fui com minha esposa na Adega Krause em Novo Hamburgo. Ficamos empolgados com o espumante: não me contive e levei um para casa. É elaborado pelo método Charmat e possui 12,3% de álcool. Mas vamos ao líquido:

Tem um bonito visual amarelo claro dourado; perlage fino, abundante e com boa persistência. Aromas de boa intensidade, com o típico pão tostado proveniente da fermentação em primeiro plano. Aos poucos vão aparecendo notas de frutas brancas cítricas, levemente adocicadas; no nariz é bem agradável. Em boca tem boa acidez aliada a uma interessante cremosidade, dando um toque amanteigado. É bem estruturado e equilibrado. Boa presença do frutado, com final fresco e agradável.

É um bom espumante brasileiro – mais um aqui no blog – que merece ser provado. Tem a refrescância de um Charmat com a estrutura de um Champenoise, possivelmente conferida pelas uvas tintas. É fácil de tomar, chama a próxima taça e deixa o famoso gosto de “quero mais”. Excelente relação custoxbenefício: pela garrafa pagamos 35 reais. Saúde!

Nota: 4,0 (Muito Bom)

6 comentários em “Espumante Copetti Brut

  1. Rafael Krause disse:

    Complementando o que o Tiago escreveu, posso acrescentar que o método é o Charmat longo.

    Na edição dos melhores do ano da Revista Adega, este espumante ficou entre os 5 melhores na categoria até R$ 50,00.

    Realmente vale a pena experimentar. Como falou o Tiago, tem um excelente custo-benefício. Apesar de haver espumantes nacionais mais em conta, é raro encontrar esta qualidade e complexidade nesta faixa de preço. Sou fã deste espumante.

    • tiagobulla disse:

      Rafael, obrigado pelo comentário, suas informações são muito pertinentes além de muitíssimo bem-vindas.
      Sem dúvida é um espumante muito interessante
      Abraço e saúde!

  2. Tiago,

    comentei no blog o Merlot deles e gostei bastante.

    quanto ao espumante eu não dei sorte… ao abri-lo pareceu-me que a pressão era menor que o normal e não quis avaliá-lo no blog para não ser injusto.

    Abraço.

    Gil Mesquita
    http://www.vinhoparatodos.com

  3. Alcindo disse:

    Amigo: Gostaria de saber onde posso adquirir o vinho e o espumante Copetti. Se puder indicar um site, agradeço. Vou experimentar, já que produzido por algum parente bem distante, que não conheço. Abraço. A.Copetti – Xxe, SC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s