Almaúnica Reserva Pinot Noir 2011

Amigos, há tempos tinha vontade de experimentar um vinho (ou vários) da Almaúnica, uma singular e expressiva vinícola do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, famosa e respeitada pelos seus vinhos. Quando eu soube do lançamento deste Pinot Noir, não tive dúvidas: é por este que vou iniciar. Acho que foi um excelente começo, diga-se de passagem.

Este Pinot é um lançamento da vinícola e foi elaborado em uma produção limitada, de tão somente 6.600 garrafas – aqui nem casa abrimos a de número 3.557.  As uvas são provenientes de um único vinhedo e o vinho estagia 8 meses em barricas de carvalho francês novas. Possui 13% de álcool.

O vinho tem uma bela apresentação, garrafa de Borgonha, rótulo bonito e elegante com as informações principais em destaque. Em taça apresentou uma bonita coloração vermelha escura, com certa transparência, lembrando um licor de cereja. Lágrimas em boa quantidade por toda a taça, transparentes.

No nariz, um festival de aromas: muitas frutas vermelhas em evidência, lembrança de geléia de morango, amora, ameixa, entre outros – tudo bem integrado com um leve adocicado de baunilha, conferido pelo carvalho (que não tomou conta do vinho, positivamente). No início apareceu m pouquinho de álcool sobrando, mas que se dissipou em poucos minutos. Resfriamos o vinho um pouquinho mais e o álcool desapareceu completamente (ontem a noite foi quente aqui na Grande POA).

Em boca tem leve acidez e é macio, com pouco corpo – longe de ser defeito e sim, característica da PN. Taninos delicados, gerando adstringência muito leve, lembrando toque de especiarias. O frutado se confirma perfeitamente – muito morango e outras frutas aparecendo a cada gole. Madeira bem integrada e equilibrada ao conjunto. Final seco, com boa persistência – retro-gosto e retro-olfato com lembrança do frutado. Álcool sem incomodar.

Pessoalmente, apesar de não ter talvez a técnica necessária para avaliar um vinho como este, achei o vinho muito bom. É elegante, saboroso, bem feito e isento de defeitos ou qualquer característica que o diminua. Acho que é um bom vinho para aqueles que teimam em desconfiar do potencial do vinho brasileiro – sugiro a todos que experimentem, não se arrependerão. Comprei na Vinhos e Sabores por 47 reais. Ah, por fim: modestamente, harmonizou bem com uma massa que fiz com molho branco, queijo mussarela e um pouquinho de gorgonzola.

Saúde!

Nota: 4,0 (Muito Bom)

6 comentários em “Almaúnica Reserva Pinot Noir 2011

  1. Grande Tiago!

    naquela viagem ao Sul acabamos não cumprindo nossa promessa de visitar a Almaúnica, não é?

    mas acabei comprando uma garrafa desse PN na Canta Maria ($41). Estou bastante curioso.

    como também tenho um Syrah deles, talvez faça uma noite aqui em casa com os dois vinhos, pra comentar no blog. São vinhos para consumo jovem, então acho que o Syrah já deve ser aberto.

    quanto ao posto do PN, o texto é bem claro e elucidativo. Espero que ele não me influencie na avaliação que farei em breve, rsrs.

    saúde!!!

    Gil Mesquita
    http://www.vinhoparatodos.com

    • tiagobulla disse:

      Gil, muito obrigado pelo seu comentário, fico lisonjeado. Vamos ver se visitamos a Almaúnica em outra oportunidade.
      Ah e fico ansiosamente no aguardo de sua publicação! E realmente espero que não se influencie pela minha: assim poderemos comparar as impressões!
      Mas o fato é que não posso esconder que gostei do vinho sim, muito.
      Saúde!!
      Tiago

  2. Tiago Cunha disse:

    Tiago,
    Falamos dessa vinícola naquele almoço que tivemos semana passada.
    Como te disse, tenho muita vontade de encontrar um Pinot Noir de qualidade e este me pareceu ser bem interessante.
    Uma bela dica para o inverno, já que não consigo beber tintos no verão de Porto Alegre.
    Grande abraço.

    • tiagobulla disse:

      Tiago, realmente um bom Pinot Noir é algo complicado de encontrarmos (ainda mais em uma faixa de preços restrita).
      Mas, como tudo, o segredo é garimpar.
      De repente tomamos um no inverno 🙂
      Abraço e saúde!

  3. Kelly disse:

    Tenho dúvidas se podemos afirmar e recomendar como um vinho de excelente qualidade, porém posso afirmar sem sombra de dúvidas que o proprietário é extremamente mal educado (ele aparece em foto na página principal do sítio eletrônico da vinícola). Estive em Bento Gonçalves no feriado de 01/05/2012 e como havia lido bons comentários na revista da TAM sobre a Vinícola Alma Única(tendo inclusive adquirido um Syrah no restaurante Canta Maria em Bento Gonçalves), decidi visitar a vinícola no dia 30/04/12.
    Ao perguntarmos se havia algum vinho da safra de 2005 (eu não sabia que a vinícola foi inaugurada apenas em 2008) ele retrucou que estamos no ano de 2012 e que se o vinho não foi consumido até agora é porque não é bom. Caros amigos, esta é apenas uma das “pérolas” que escutei e que aqui divido. Prefiro manter as demais “pérolas” em foro íntimo.
    Mister se faz tecer o seguinte comentário: como o vinho é extremamente pessoal afirmo que já visitei inúmeras vinícolas pelo mundo todo como a Opus One, Alma Viva, Concha y Toro, dentre outras inclusive outras brasileiras como a Pizzato, Dal Pizzol e Valduga. O que posso afirmar é que o ambiente e tratamento são completamente diferentes.
    Aliás, provei e recomendo o Dal Pizzol Tannat e e Ancellotta – excelente! (comprei uma caixa de 6 garrafas de cada).

    • tiagobulla disse:

      Kelly, primeiramente, muito obrigado pelo comentário
      Lamento pela má impressão que tiveste quando visitaste a vinícola. Pessoalmente, quando visitei a Almaúnica posso dizer que fui bem recebido. Por outro lado, já fui a outras que me foram bem-recomendadas e a espectativa não se confirmou. Mas acho que faz parte, às vezes as percepções das pessoas são diferentes.
      Pessoalmente, eu como amador e amante dos vinhos, gostei deste Pinot. Tenho também o Syrah deles que provei na vinícola e gostei muito.
      Agradeço pela indicação dos vinhos da Dal Pizzol – uma vinícola que me atrai bastante. A Ancellotta inclusive, é uma das minhas castas favoritas.
      Um abraço e saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s