Espumante Tarapacá Brut

Grandes amigos, já comentei anteriormente que vira-e-mexe quando sobra um tempinho (e um dinheirinho) faço uma viagem até a cidade de Rio Branco no Uruguai, que faz fronteira com o Brasil em Jaguarão-RS. Gosto de ir até lá para aproveitar as promoções das Free-Shops e também para fazer um passeio de carro, algo que gosto muito. Em minha última viagem, comprei diversos espumantes que aos poucos vão aparecendo aqui no blog.

Este interessante espumante chileno é um assemblage da megavinícola Tarapacá, da qual já experimentamos um excelente Gran Reserva Syrah (relembre). É um corte formado por 50% de Chardonnay, 35% de Pinot Noir e curiosos 15% de Sauvignon Blanc. É produzido pelo método Charmat, com álcool a 12%. Rolha e gaiola de boa qualidade, com rótulo que chama a atenção e impressiona. Mas vamos ao espumante:

Coloração amarelo palha muito claro, com perlage fino, abundante e persistente – muito bonito em taça, por sinal. Aromas delicados de frutos brancos, como maracujá e maçã-verde. Notas herbáceas e de pão tostado aparecendo de leve. Em boca é refrescante, com boa acidez. Bem estruturado, com cremosidade e o frutado aparecendo no final, com um toque de mineralidade. Final marcante com lembrança do frutado

É um espumante Brut de “mão cheia”, bem equilibrado, bastante seco (açúcar a 7,9 g/l), muito correto e agradável. Acho que a SB deu um toque bem especial ao conjunto. É mais um daqueles que gosto de usar uma terminologia que aparece muito aqui no blog: “deixa o gostinho de quero mais”. Apreciamos ele no domingo à noite, apenas com um queijo e pequenos biscoitos – mas acredito que vá bem com comida, como um risoto ou um peixe. Vale a pena conferir, sem dúvida. Custa em média 48 reais.

Saúde!

Nota: 4,0 (Muito Bom)

4 comentários em “Espumante Tarapacá Brut

  1. Tiago Cunha disse:

    Grande Tiago,
    Fiquei realmente tentado a degustar esse espumante.
    Certamente vai pra lista e a próxima vez que eu for pra Rio Branco comprarei este.
    Abração e parabéns pelo post.

    • tiagobulla disse:

      Tiago, é um espumante diferente, gostei dele. Vale a pena experimentar é uma boa pedida. Estranhamente, não encontrei ele para vender em Porto Alegre…
      Abração e saúde!

  2. janine disse:

    Adorei o site, e principalmente a parte dos espumantes! Adoro a Tarapacá, conheci através de uma recomendação de um professor da faculdade. Gostaria de ver por aqui a JP Chenet. Umas das que mais gosto também!

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Janine!
      Muito obrigado pelo comentário. Fico feliz que tenhas gostado do blog, em especial da parte de espumantes, minha grande paixão no mundo do vinho.
      Aliás, tenho uma garrafa do JP Chenet aqui em casa, em breve deverei abri-la e postarei por aqui 🙂
      Um abraço e saúde!
      Tiago

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s