Boscato Merlot Reserva 2007

Grandes amigos, na última vez em estive na serra gaúcha fui com minha esposa e meus pais ao Restaurante Di Paolo, que fica em um charmoso castelinho na RS-470 entre Garibaldi e Bento Gonçalves. A comida é muito boa, com cardápio típico italiano. Particularmente gostei muito da salada, do galeto e  das massas, especialmente a minha favorita: o tortei, que estava fabuloso. O que também me agradou muito foi a carta de vinhos do restaurante: muitas opções, para todos os bolsos e com preços que julguei justos – coisa rara de se ver.

Já que eu era o único que iria beber, optei por este Merlot de 375 ml e acho que fiz uma boa escolha a um bom preço. É um varietal 100% Merlot, com passagem por carvalho – embora no site da vinícola não conste o tempo. Possui 11,5% de álcool.

Em taça apresentou coloração rubi avermelhada, com muitas lágrimas. No nariz aromas de frutas vermelhas frescas – notas de morango, ameixa, cereja, entre outras – com boa intensidade e leve madeira (sem se sobrepor ao frutado). Em boca é um vinho de médio corpo, com boa presença do frutado e final seco e de boa persistência. No geral, é macio, com taninos redondos e acidez na medida – fácil e agradável de beber.

Senhores, é um vinho que me surpreendeu bastante eu diria. Confesso que sempre que me deparei com ele no supermercado fiquei com certa desconfiança. É mais uma boa opção de um vinho nacional que vale a pena conhecer. No Di Paolo paguei 16 reais pela meia garrafa, com ótimo preço. Harmonizou perfeitamente com o cardápio. Em Porto Alegre encontrei a garrafa normal por volta de 37 reais.

Saúde!

Nota: 4,0 (Muito Bom)

2 comentários em “Boscato Merlot Reserva 2007

  1. Tiago,

    a carta do Di Paolo, salvo melhor juízo, pratica os mesmos preços dos varejos das vinícolas ou algo bem próximo. Isso é um grande incentivo para o consumo de vinhos no restaurante, não?

    esse 2007 eu tenho em casa, numa garrafa de 750 ml, mas ainda será provado daqui um tempo.

    mas foi degustado na vinícola quando estivemos por lá em fevereiro. Gostei bastante.

    Saúde!

    Gil Mesquita
    http://www.vinhoparatodos.com

    • tiagobulla disse:

      Gil, obrigado pelo comentário
      A carta do Di Paolo é realmente bastante interessante – especialmente em relação aos preços. Bom seria se outros restaurantes seguissem o exemplo, ao invés de tentar obter lucros ultra-sônicos.
      Aguardo teu post sobre o vinho, acredito que vais gostar.
      Saúde
      Tiago Bulla

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s