Conhecendo a Casa Valduga

Prezados e estimados amigos, pessoalmente eu como enófilo sempre ficava envergonhado em dizer que eu não conhecia a vinícola Casa Valduga. Mas por favor, não me levem a mal, não foi por falta de interesse ou qualquer coisa negativa, foram simplesmente um conjunto de situações casuais: ou estávamos com pouco tempo, ou era feriadão e não podíamos mais fazer agendamentos, enfim. Mas no último final de semana finalmente minha curiosidade foi sanada e pude ver de perto as instalações desta que é sem dúvida uma das maiores vinícolas brasileiras.

A estrutura da vinícola, logo de entrada é simplesmente surpreendente. Dentro da Villa Valduga (como é chamado o complexo onde estão as instalações da empresa) há diversas pousadas, dois restaurantes, centro de recepção para os turistas e um belo varejo – a Enoboutique – onde se encontram à venda todos os produtos da vinícola. Além destas instalações, a Casa Valduga ainda possui o Delicatessen “Casa de Madeira” onde há a venda de diversos produtos coloniais como geleias e suco de uva e também o restaurante de mesmo nome, com comida típica italiana da época da colonização.

Na vinícola o visitante é recepcionado na entrada com a possibilidade de fazer um tour com direito à degustação de vinhos por 20 reais, levando de brinde uma taça de cristal. Na visita é explicado todo o processo de elaboração do vinho, desde a chegada da uva, fermentação e vinificação, passagem por barricas e chegando ao engarrafamento. Destaque especial para a cave subterrânea: imensa, com capacidade para armazenamento de 4 milhões de garrafas de espumante – todas com produção pelo método tradicional.

Neste dia havíamos sido convidados ainda para um curso sobre degustação onde experimentamos alguns rótulos da Casa Valduga, que comentarei com detalhes em um post a seguir. Quanto a vinícola, recomendo fortemente a todos uma visita. Certamente não irão se arrepender. É mais uma das grandes vinícolas que enche de orgulho nós brasileiros tanto pela sua grandiosidade, responsabilidade e qualidade de seus vinhos.

Saúde!

Um comentário em “Conhecendo a Casa Valduga

  1. […] quando fui à Casa Valduga com minha esposa a algumas semanas atrás (relembre), aproveitei a oportunidade para conhecer um dos restaurantes da vinícola – o Casa de Madeira. O […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s