Larentis Vigna D’Oro Merlot 2010

Amigos, enquanto eu experimentava este vinho, publiquei uma postagem no facebook enaltecendo sua qualidade e excelente relação custo-benefício, chamando a atenção para o fato de que este é sem dúvida um exemplar que deve orgulhar nós brasileiros e que mostra que nossa viticultura tem potencial para competir no mercado com vinhos de baixo custo, competitivos e principalmente: de boa qualidade. Em época de muitos debates sobre a polêmica salvaguarda e infelizes boicotes aos vinhos nacionais, acho que este post cai muito bem.

Adquiri este exemplar recentemente na Vinícola Larentis – fui lá especialmente para comprar um especialmente um vinho bag in box a pedido de minha esposa, que gosta da idéia de um vinho para o dia a dia. Acertei na mosca, modéstia a parte.

Esta linha Vigna d’Oro é uma variante com finalidade diferenciada da Larentis, voltada justamente para um consumo mais casual, típico de reuniões familiares – inclusive pela graduação alcóolica, levemente abaixo da média: 12%. E acho que o vinho cumpre muitíssimo bem a proposta a que se destina.

Em taça possui coloração vermelho rubi, com lágrimas finas e transparentes. Aromas leves, no início sobressaindo a madeira em boa conta, mas aos poucos dando espaço para algumas notas de frutas vermelhas . Em boca é um vinho com leve acidez, macio e fácil de beber – tem um leve toque apimentado, bem interessante. Poderia ter um pouco menos de madeira no paladar; os que gostam desta característica vão adorar. Final seco, com retrogosto frutado aparecendo bem.

O melhor de tudo deixei para o final: o preço. Pela bag in box de 4 litros paguei 32 reais, o que equivale a dizer que uma garrafa custaria SEIS reais. É o vinho mais barato que já passou aqui pelo blog e acredito que não será superado neste quesito – ouso dizer que é também o campeão do quesito custo-benefício. Como diria um tio meu, “nunca consegui tanto, com tão pouco”. Não há mais muito a dizer, recomendo fortemente – quem estiver passando pelo Vale dos Vinhedos, dê uma passada na Larentis para experimentar.

Nota: 3,0 (Bom –  dar uma nota a este vinho é uma tarefa ingrata; farei-o apenas por uma questão protocolar)

3 comentários em “Larentis Vigna D’Oro Merlot 2010

  1. Zé Maia disse:

    Gostei muito da matéria acho que é disso que precisamos para alavancar a cultura vinicola no brasil vinhos de médio porte com preço.
    Como adquirir algumas caixas para revenda
    Um Abraço
    Zé Maia

    • Tiago Bulla disse:

      Olá sr. Zé Maia
      Obrigado pelo comentário. Que bom que gostaste.
      Para mais informações sobre o produto em si, sugiro que entres em contato com a vinícola através do site:
      http://www.larentis.com.br
      Um abraço e saúde!
      Tiago

  2. […] preconceito descabido quanto aos vinhos brasileiros. Já havíamos provado a algum tempo atrás (relembre) este Merlot Bag in Box da Vinícola Larentis, da safra 2010. Com a proximidade do inverno resolvi […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s