O Charme dos Vinhos Rosés

Fonte: Wikipedia

Amigos, dando seguimento aos nossos posts didáticos – que pretendo escrever de forma simples, resumida e objetiva – temos aqui no blog hoje um assunto até então não debatido: os vinhos rosés – um singelo prefácio para introduzir no próximo post o primeiro vinho rosé aqui do blog.

Imaginem vocês: se no Brasil já existe um pré-conceito que diminui a imagem dos vinhos brancos, o que diremos então dos pobres rosés, que sempre foram vistos com muita suspeita. No entanto, há de se dizer: quem nunca provou um rosé, não sabe o que está perdendo. Acredito que seja um vinho com características muito interessantes, pois consegue aliar a refrescância de um vinho branco (o que é formidável em um clima como o nosso) com uma certa estrutura conferida pela tanicidade das uvas tintas.

Basicamente, podemos produzir um rosé de duas formas:

1ª) A mais comum possivelmente: elaborado com uvas tintas, através de um rápido contato das cascas da uva com o suco extraído da fruta. Neste caso, o vinho é resultado de uma vinificação feita em duas etapas: uma primeira etapa onde é vinificado como vinho tinto e uma segunda como vinho branco – lembrando que a coloração sempre é extraída da casca da uva, já que seu suco não tem coloração tinta.

2ª) A menos comum: através da mistura (corte, ou assemblage) de vinhos tintos com brancos. Pode parecer estranho, mas diversos vinhos rosés são elaborados desta forma.  Parafraseando o respeitado Adolfo Lona: “se podemos obter vinhos através do corte de uvas tintas, por que não poderíamos elaborar um corte de uvas tintas e brancas?” Pensando assim, faz sentido não?

Seja como for, recomendo experimentar. Aliás, acho que é tempo de tentar trazer mais rosés aqui para o blog. Para quem está começando, uma dica: que tal um espumante rosé? Destes sou supeito para falar – aqui no blog já apareceram vários. Uma ótima pedida por sinal, para quem quer se inicializar no mundo dos rosés.

Ah, e quem tiver sugestões, fique à vontade em enviar.

Saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s