Aprendendo e Degustando com Adolfo Lona

Amigos, morar próximo a serra gaúcha tem, digamos, algumas vantagens. Uma delas é poder participar dos cursos oferecidos pelo reconhecido e respeitado enólogo Adolfo Lona, residente em Garibaldi a quase 40 anos, onde estabeleceu sua produtora de espumantes.

No último dia 14, Adolfo Lona ofereceu mais uma edição do curso “O Mundo dos Espumantes” para uma classe cheia de ouvintes entusiasmados. Com muito bom humor, alto astral, conhecimento de sobra e conduzindo o curso de maneira leve e agradável, foi conquistando o público e deixando todos se sentirem muito a vontade. Falou sobre a história do Champagne, Terroirs, características dos espumantes e métodos de fabricação, até chegar na parte prática, com a degustação às cegas de oito espumantes: quatro produzidos pelo método charmat e outros quatro pelo método tradicional. Comentarei brevemente sobre cada um deles, na ordem em que foram degustados:

Aurora Prosecco: Espumante Varietal elaborado com a casta Prosecco. Muito boa acidez e com toque cítrico marcante e sobressalente, conferindo grande frescor. Surpreendeu – um espumante que eu indicaria e pretendo experimentar com calma em outra oportunidade. Custa em torno de 21 reais.

Adolfo Lona Brut Charmat: Espumante com predominância das características da Chardonnay, em especial o toque de abacaxi. Refrescante e leve, sem abrir mão da cremosidade. É o espumante que Adolfo qualifica como “aquele que abre os trabalhos” – excelente para entradas, canapés e saladas. Custa 36 reais.

Adolfo Lona Demi Aromático: Espumante produzido através da uva Moscato, com 20 gramas de açúcar por litro. Leve e refrescante, sem ser doce demais. Interessante para aqueles que não são acostumados aos brut ou que querem dar um passo acima do moscatel. Preço: 36 reais.

Garibaldi Moscatel: Espumante tradicional da vinícola Garibaldi, um dos mais conhecidos e consumidos no Brasil. Cumpre bem o propósito de agradar o público em geral, é bem feito e é honesto. Custa 16 reais.

Adolfo Lona Brut Tradicional: Espumante brut branco produzido pelo método champenoise, elaborado com uvas Chardonnay e Pinot Noir. É muito equilibrado, refrescante e com boa cremosidade e intensidade de aromas. Boa compra por 46 reais.

Cava Codorniu Brut: Cava tradicional, elaborada através de assemblage das uvas Macabeo, Parellada e Xarel-lo. Muita tipicidade, frescor e com o toque característico das Cavas no paladar. Custa em torno de 45 reais.

Champagne Veuve Clicquot Brut: ma das champagnes mais conhecidas do mundo. Aromas nítidos do processo de fermentação presentes, com cremosidade em boca enchendo o paladar. Custa 200 reais

Adolfo Lona Nature: Um dos meus espumantes favoritos – talvez um dos melhores que já experimentei. Boa complexidade de aromas, acidez na medida, refrescante e amanteigado. Estará aqui no blog em breve. Preço: 48 reais.

Detalhe: na degustação às cegas, o Champagne e o Nature deixaram em dúvida muitos participantes. Eu reconheci o Nature pois já havia experimentado (e adorado) o espumante.  De qualquer forma, é mais uma prova cabal do potencial de qualidade que já conseguimos obter com os espumantes nacionais – que já competem de igual para igual com as champagnes francesas.

Por fim, o curso encerrou com um maravilhoso almoço, harmonizado com os espumantes de Adolfo Lona. Comemos e bebemos muitíssimo bem,  com boas conversas, risadas e em um clima muito descontraído. Uma grata experiência. Recomendo fortemente a todos.

Mais detalhes: blog Vinho Sem Frescuras

Saúde!

4 comentários em “Aprendendo e Degustando com Adolfo Lona

  1. Fala Tiago!
    Estou com duas caixas fechadas do Adolfo Lona Nature,que mandei meus familiares comprarem em uma promoção de um supermercado no Rio que achei por 15 reais a unidade,também estou com uma caixa do Adolfo Lona Tradicional que paguei o mesmo valor,semana que vem chego no Rio e estou ansioso para provar.

    Abraço!

    Marcello Galvão
    http://www.agendadevinhos.com

    • tiagobulla disse:

      Beleza Marcello! Obrigado pelo comentário
      Realmente o Nature é um espumante de muita qualidade, um dos meus favoritos no Brasil. Tenho certeza que vais gostar.
      Forte abraço
      Tiago

  2. Tiago Cunha disse:

    Grande Tiago,

    Fiquei com bastante vontade de fazer esse curso.
    Onde consigo informações de preços e datas?
    Parabéns pelo post e pela oportunidade que teve e aproveitou.
    Aguardo os posts sobre os espumantes degustados.

    Abração!

    • tiagobulla disse:

      Tiago, muito obrigado pelo comentário
      Para maiores informações sobre o curso, podes entrar em contato com o Adolfo pelo site manifestando seu interesse em participar.
      Aos poucos pretendo ir comentando sim sobre alguns espumantes – especialmente este da Aurora, o Nature (que adoro) e o Brut Rosé, que foi servido no almoço e não listei no post.
      Forte abraço e saúde!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s