Conhecendo Márcio Brandelli e a Elegante Almaúnica

´

Amigos, sempre tive curiosidade em conhecer a mais jovem das vinícolas do Vale dos Vinhedos – a Almaúnica, fundada pelos irmãos Magda e Márcio Brandelli em 2008. Minha vontade de conhecer o trabalho do enólogo Márcio cresceu muito depois que provei um ótimo Pinot Noir da Almaúnica, lançado este ano (relembre).

Fui recebido muito bem na vinícola – que, a propósito, é muito bonita: uma imponente e moderna construção aos fundos de um vistoso parreiral, cortado por um caminho que leva o visitante até a cantina – onde Márcio prontamente abriu seu Pinot para degustá-lo. Detalhe: na Almaúnica o visitante degusta os vinhos utilizando uma taça de cristal adequada e de bom tamanho – para mim, algo inédito de se ver em uma vinícola.

Provei também um interessante Malbec, o Merlot com D.O. do Vale dos Vinhedos, o Syrah e é claro, o espumante Brut 100% Chardonnay da vinícola – especialmente estes dois últimos são fantásticos. Não me contive e levei um de cada para casa.

Em uma conversa tranquila e muito bacana, Márcio me contou novidades interessantes: a primeira delas é que este ano a vinícola vai lançar um vinho assemblage, formado por quatro castas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e Malbec, da safra 2010. Será um rótulo de uma linha superior. Tive a honra de segurar e poder fotografar a garrafa número 1 para este post.

A segunda novidade é o lançamento de um corte Merlot-Cabernet em 2014, ano da copa do mundo, proveniente da histórica safra 2012. O vinho se chamará “Parte 2”, em razão do nome do lote em que está localizada a vinícola. Segundo Márcio, será um ícone da Almaúnica, além de um vinho para longa guarda. Promete.

Por fim, perguntei despretensiosamente se  a Almaúnica planejava lançar um vinho branco e eis que recebo a surpreendente resposta positiva: há interesse em lançar um Chardonnay proveniente justo do parreiral localizado na frente do edifício da Almaúnica. Uma grata surpresa, aguardaremos.

Mais uma visita muito interessante, de uma vinícola com muito potencial  e excelentes vinhos. Não deixem de conhecer.

Para saber mais, acesse: http://www.almaunica.com.br/

Saúde!

2 comentários em “Conhecendo Márcio Brandelli e a Elegante Almaúnica

  1. baruki disse:

    Eitaaaa sorte danada de estar no meio do mundo do vinho brasileiro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s