Don Laurindo Chardonnay 2010

Amigos, me considero um curioso quando o assunto são vinhos brancos, ainda mais em se tratando dos vinhos brancos brasileiros. Comprei este Chardonnay da Don Laurindo na mesma ocasião que o Malvasia de Cândia, que já comentei aqui no blog (relembre).  O vinho possui 12% de álcool e são produzidas tão somente 3.850 garrafas – abrimos a de número 523.

Na taça mostrou coloração amarelo dourado opaco. Aromas de boa intensidade, levemente adocicados, com forte presença do abacaxi (lembrando compota), além de algumas notas vegetais. No paladar tem boa acidez e é um vinho leve. Frutado muito presente, com lembrança inquestionável da calda de abacaxi. Final com lembrança do frutado, apesar de um pouco curto. Ausência de amargor ou outros defeitos.

Para quem gosta de um belo chardonnay, como eu, vale a pena experimentar. Tem boa tipicidade e é muito bem-feito e equilibrado, com acidez na medida – excelente para os que não gostam de brancos demasiadamente ácidos. Como único defeito talvez, o preço um pouco elevado: custa em torno de 40 reais.

Nota: 4,0 (Muito Bom)

6 comentários em “Don Laurindo Chardonnay 2010

  1. Valeu pessoal. Muito boa descrição, pena que essa safra já está acabando, e realmente é uma pena também o valor… Nos colocamos no lugar do consumidor e entendemos isso, mas estamos trabalhando em conjunto com outras empresas para driblar essas dificuldades, e quem sabe em um futuro breve o vinho Brasileiro possa ser oferecido a preços mais condizentes com a realidade mundial.

    Forte Abraço
    Saúde!!!

    • tiagobulla disse:

      Amigos da Don Laurindo, sua visita me deixa envaidecido.
      Muito obrigado pelo comentário. Fico feliz em saber que minha avaliação sobre vosso vinho estava dentro do esperado.
      Vou experimentar as novas safras que virão. Quanto ao preço, não acho que seja fator impeditivo para quem procura um bom vinho branco brasileiro; está compatível com a qualidade.
      Abraço e saúde!
      Tiago

  2. Jacques Martins disse:

    Acabei de voltar de Bento, passei pelo Vale dos Vinhedos e parei na Don Laurindo na manhã desse domingo (08.09.2012), juntamente com minha esposa e minha filha.
    Na degustação que oferecem tinha o Don Laurindo Chardonnay 2011, no primeiro gole já gostei, comprei algumas garrafas que irei desfrutar no verão. Uma ótima recepção dos proprietários, e uma grande surpresa com a linha reserva que não ultrapassa 12% de álcool.

    Jacques Martins

    • Tiago Bulla disse:

      Que legal Jacques!
      Muito obrigado pelo comentário. Que bom que fizeste este belo passeio.
      Gosto muito dos vinhos da Don Laurindo, sou suspeito para falar. Este Chardonnay se mostrou bem interessante mesmo. Depois que provar me conte o que achou, estou curioso para saber.
      Um abraço e saúde!
      Tiago

  3. João Lucas disse:

    Olá Tiago… cara, provei este vinho no início da semana e ele me surpreendeu. Belíssimo dourado, aromas bem típicos de abacaxi em calda e pêssego e confesso que não esperava um vinho tão estruturado na boca, para um chardonnay sem passagem por barrica. É untuoso e com ótima persistência gustativa. Aliás, tratando-se de Don Laurindo, acho que não me surpreendeu não, esse nome já é sinônimo de qualidade e compra mais que segura.

    Forte abraço,

    • Tiago Bulla disse:

      É isso aí João Lucas, concordo 100%
      São bons vinhos sim, bem confiáveis.
      Obrigado pelo comentário.
      Saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s