Alido Sangiovese di Toscana IGT 2009

Amigos, em uma de nossas últimas idas à pizzaria Bucadisantantonio – da qual somos fãs de carteirinha – resolvi pedir um vinho italiano para acompanhar nossa pizza. Este rótulo estava com um preço razoável e decidi experimentar. Trata-se de um vinho 100% Sangiovese (a uva símbolo da Itália) de vinhedos da famosa região da Toscana. É elaborado pela cantina Renzo Masi. Ao fazer uma pesquisa pelos blogs verifiquei que seus vinhos são bem apreciados. Este exemplar não passa por barricas de carvalho, o que já é de se esperar: vinhos como este são elaborados para serem mais leves, priorizando os aromas e sabores frutados. Mas vamos ao líquido:

Vinho de cor rubi intenso, com muitas lágrimas, estreitas e quase transparentes. Álccol a 13%, sem aparecer, tampouco incomodar. Aromas de boa intensidade, com boa presença do frutado, destacando-se framboesa, cereja e ameixa. Em boca é um vinho amável e macio, com boa acidez (na medida) e bem equilibrada ao conjunto, assim como os taninos, bem finos e polidos. Frutado aparecendo e confirmando 100% as percepções do nariz. Vinho fácil e agradável de beber; convida para a próxima taça.

Segundo o site da importadora Decanter, o vinho tem estimativa de guarda curta, de três anos. Pessoalmente, achei que ele estava no ponto, mas realmente não deve evoluir. Custa em torno de 40 reais. Um vinho que sem dúvida nos agradou bastante. Possivelmente o da safra 2010 que está já sendo vendido deve ser mais fresco e frutado – uma bela pedida por sinal. Harmonizou bem com a pizza quatro queijos e a de bacon.

Saúde!

Nota: 4,0 (Muito Bom)

4 comentários em “Alido Sangiovese di Toscana IGT 2009

  1. alemdovinho disse:

    Tiago, interessante este Sangiovese. A temperamental rainha da Toscana produz os mais variados vinhos, desde lamentáveis até ícones (Brunellos). Vale destacar que a faixa de preço em torno de 80,00 reais é a mais perigosa quando não conhecemos o produtor e o vinho. Já Tive surpresas bem negativas. O mesmo não ocorre na faixa mais em conta, algo em torno de 40,00. Nestes, o vinho é elaborado para consumo rápido e são bem interessantes. Este eu não conheço.

    Um abraço alemdovinho

    Peter

    • tiagobulla disse:

      Peter, muito obrigado pelo comentário – enriqueceste meu post!
      Curiosamente os vinhos mais interessantes desta casta são desta faixa de preços mais modesta – quando muitas vezes a lógica nos levaria a achar o contrário.
      Um abraço e saúde!

  2. Nana Marques disse:

    Tenho seguido o site de voces com prazer. Experimentei Alido e que surpresa agradável!!!
    Uma excelente para receber os amigos com direito a desperdício.
    Honestíssimo, sabor marcante e agradável por um preço bastante convidativo.
    Estou sugerindo o site para amigos pois as dicas são realmente muito boas.
    Parabéns pelo trabalho que amamos compartilhar. Experimentar !
    Abraço
    Nana Marques

    • Tiago Bulla disse:

      Nana, fico muito agradecido e lisonjeado pelo seu comentário
      São depoimentos assim que me motivam a continuar por este hobby que tanto me fascina e que me inspirou a criar este blog a fim de compartilhar minhas experiências no belo Universo dos Vinhos.
      E fico especialmente feliz que tenhas gostado do Alido – é muito bom saber que as impressões que eu tive foram correspondidas e que o vinho lhe agradou.
      Qualquer dúvida ou comentário que desejares fazer, por favor, fique à vontade!
      Um abraço
      Tiago

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s