Catena Cabernet Sauvignon 2008

Amigos, nada melhor em um final de semana de temperatura amena do que um vinho para acompanhar um belo jantar. Escolhi este Cabernet argentino para acompanhar uma lasanha de queijos feita pela minha esposa.

Este rótulo é um famoso produto da renomada vinícola argentina – possivelmente uma de suas maiores – a gigante Catena Zapata.  O vinho é elaborado com uvas Cabernet Sauvignon de dois vinhedos: o de Agrelo (40%) e o de Tupungato (60%) e estagia por 12 meses em barricas de carvalho, sendo 80% francesas (30% novas) e 20% americanas (100% novas). Possui 13,5% de álcool.

Vinho de coloração rubi intenso, com reflexos violáceos e várias lágrimas rosadas marcando de leve a taça. Aromas tímidos no começo – vinho que merece uma aeração (ou certa ‘paciência’ na taça). Aos poucos os aromas revelam grande complexidade; frutas negras maduras como ameixa preta, notas herbáceas, certa mineralidade e uma leve lembrança adocicada lembrando chocolate. Em boca confirma a complexidade: tem boa acidez, é encorpado, com bom volume e estrutura. Taninos elegantes e bem presentes, mas ainda deixando o vinho macio e com certo frescor. Frutado confirmando o olfato. Algumas notas de especiarias, pimenta e leve tostado no final. Retrogosto com lembrança de frutas e das especiarias. Igualmente complexo em boca. Detalhe: madeira muito discreta, sem se sobressair em absoluto.

É tudo o que alguém pode esperar de um Cabternet Sauvignon – e mais um pouco. Apesar de ser um varietal (100% CS) demonstrou complexidade – um vinho difícil para um leigo como eu analisar. Merecia mais tempo para abrir os aromas, mas mesmo assim foi satisfatório sem dúvida. É gastronômico e pede comida – para bebericar eu não recomendaria. Isento de defeitos, exceto talvez pelo preço um pouco salgado: custa em torno de 72 reais.

Saúde!

Nota: 4,0 (Muito Bom)

2 comentários em “Catena Cabernet Sauvignon 2008

  1. Márcio Cardoso disse:

    Pesquisando sobre vinhos me deparei com seu blog, bem interessante pois tratas com opções mais acessiveis, o que não é bem o caso deste Catena, mas achei muito legal pois geralmente estou em busca de opções boas e baratas.Sobre o vinho em questão, tenho um que adquiri ano passado em rivera no Uruguai pela metade do preço praticamente e queria saber se voce não saberia o tempo máximo de guarda dele. Grato.

    • tiagobulla disse:

      Márcio fico muito feliz que tenhas gostado do blog e encontrado opções que lhe interessaram.
      Como podes ver no menu à direita, realmente a maioria dos vinhos aqui do blog estão em uma faixa de preços mais baixa – embora às vezes apareça por aqui um que outro vinho de maior valor. Este Catena inclusive foi comprado em Rio Branco, por cerca de metade do valor – daí mais uma razão por ele estar aqui no blog.
      Não vou lhe garantir sobre o potencial de guarda, mas com certeza uns três anos ao menos com certeza ele vai aguentar tranquilo. É um vinho bem tânico e tem vida longa pela frente. Mas lhe garanto: já está muito bom para consumo no momento.
      Forte abraço e saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s