Degustando o Alvarinho 2011 e outras Novidades da Miolo

Amigos, na última vez que estivemos na vinícola Miolo (relembre), finalizamos com uma bela degustação de cinco excelentes vinhos da vinícola. A degustação foi muito bem conduzida pelo enólogo Luciano Lemos, que nos apresentou algumas novidades – por sinal, muito interessantes. Vamos aos vinhos:

– Quinta do Seival Alvarinho 2011: Na minha opinião, a mais grata surpresa de nossa visita. Um vinho branco brasileiro diferenciado, sem dúvida – faz jus a compor o par com o Castas Portuguesas. Varietal 100% Alvarinho, com passagem de um ano em barricas francesas novas, com produção limitada (cerca de 2 mil garrafas, se não estou equivocado). Tem coloração amarelo dourado, com uma complexidade de aromas muito interessante: frutas brancas, própolis, especiarias, mel entre outras, todas se confirmando no paladar, onde equilibra bem a cremosidade com refrescância. Boa pedida. Custa em torno de 50 reais.

– Bueno Pinot Noir 2011: Mais um vinho proveniente dos vinhedos da região da campanha gaúcha, levando o nome do narrador Galvão Bueno. Vinho com aromas intensos, lembrando frutas vermelhas, ameixa e compota. Bem estruturado, com boa acidez e madeira bem integrada. Vinho correto, com algumas características semelhantes ao RAR, que já havíamos experimentado em outra degustação na Miolo (relembre). Custo aproximado de 55 reais.

– Vinhas Velhas Tannat 2011: Vinho elaborado na Almadén, também na campanha gaúcha, com uvas provenientes de videiras com mais de 30 anos (daí o nome do vinho). Tem coloração rubi intensa; é aromático com madeira bem presente. Encorpado e tânico, com acidez média. Acredito que uma aeração deixaria o vinho ainda mais interessante. Custa 85 reais.

– Lote 43 2002: A Vinícola Miolo liberou para venda uma parte de seu estoque do Lote 43 desta safra de 10 anos atrás – coincidentemente, o ano em que este singelo blogueiro entrou na universidade. O vinho ainda está em forma: coloração rubi viva e intensa. Aromas um tanto tímidos no início – típico da guarda (merece um decanter sem dúvida). Mas em poucos minutos foi abrindo-se aromas muito agradáveis lembrando compota e frutas secas (uva passa, ameixa preta…). Em boca é excelente, redondo, com taninos macios e fruta aparecendo bem. Custa 105 reais.

– Espumante Millésime 2009: Possivelmente o ícone dentre os espumantes da vinícola. Elaborado através do assembage de Chardonnay e Pinot Noir (50% cada), com 20 meses de maturação. Tem coloração amarelo palha com borbulhas finas. Aromas de boa intensidade, lembrando frutas brancas, damasco e avelã. Em boca é muito equilibrado, aliando magnificamente a cremosidade e o frescor, com um toque cítrico muito agradável lembrando o frutado. Excelente espumante que eu não conhecia e que também surpreendeu muito. Custa 67 reais.

Saúde a todos!

3 comentários em “Degustando o Alvarinho 2011 e outras Novidades da Miolo

  1. Tiago Cunha disse:

    Buenas Tiago,

    Achei muito interessante o post.
    Quando visitei a vinícola, com um grupo de amigos, degustamos vinhos muito mais simples, o que fez com que achasse a degustação um pouco “básica” demais.
    Espero poder voltar e ter uma ótima recepção como esta que tiveste.
    Lote 43 ainda é um rótulo que pretendo experimentar.

    Forte abraço e saúde!!

    • tiagobulla disse:

      Beleza Tiago,

      A primeira vez que fui também não me empolguei muito.
      Mas, de toda a forma, é uma vinícola que tenho um carinho especial.
      O Lote 43 é sem dúvida um vinho especial, apesar do custo pouco acessível.
      Te recomendo fortemente o Alvarinho – não irás se arrepender.
      Abraço e saúde!

  2. […] visita à vinícola no Vale dos Vinhedos, onde foi um dos vinhos que mais chamaram nossa atenção (relembre). Por estas e outras, achei que era uma boa indicação para nossa […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s