Nicodemi Montepulciano d’Abruzzo DOC 2009 #cbe

Amigos, como sempre, no primeiro dia do mês, temos o post especial alusivo à Confraria Brasileira de Enoblogs, a CBE, onde mensalmente um dos membros escolhe um tema, e os participantes degustam um vinho dentro da proposta. Desta vez, o tema escolhido foi “Montepulciano D’Abruzzo de qualquer faixa de preço”, sugerido  pelo confrade Cristiano Orlandi, do blog Vivendo Vinhos. Como eu adoro os vinhos italianos, achei o tema muito apropriado para esta meia-estação. Este Montepulciano estagiou 4 meses em barricas de carvalho francês e possui 13% de álcool.

Em taça apresentou cor rubi intenso, com leve transparência e reflexos rosados. Lágrimas finas e discretas. No nariz já mostrou boa parte de sua qualidade. Aromas muito intensos, com predominância de frutas vermelhas, em especial ameixa, com lembrança de calda ou compota. Algumas notas vegetais e de terra molhada completam o conjunto. Em boca é ainda melhor (e surpreendente também). Frutado muito presente, confirmando o nariz. Acidez leve, na medida. Taninos macios e bem harmônicos, lembrando especiarias. Final com notável sensação refrescante, lembrando até mesmo um certo mentolado pelo frescor.

Um vinho muito interessante, com tipicidade, bem feito e isento de defeitos. Muito agradável e complexo – vinho que chama a próxima taça. É gastronômico – acredito que vá melhor com uma boa comida italiana do que sozinho. Pela garrafa pagamos 72 reais na Osmar Vinhos. É importado no Brasil pela Decanter.

Saúde!

2 comentários em “Nicodemi Montepulciano d’Abruzzo DOC 2009 #cbe

  1. alemdovinho disse:

    Thiago

    Como faço para participar desta Confraria?

    E me desculpe meter a minha colher no teu post. Mas, por várias vezes vi a confusão que as vezes fazem entre a uva Montepulciano e o Vinho de Montepulciano.

    A uva Montepulciano é da região de Abruzzo e o vinho de Montepulciano, que fica na Toscana é a Sangiovese e o vinho se chama de Vino Nobile de Montepulciano, que é região, não uva.

    Um abraço Peter

    • tiagobulla disse:

      ‎Peter Wolffenbuttel, muito obrigado pelo comentário, amigo.
      Realmente é meio confusa esta classificação (ao menos para mim).
      Recomendarei sua participação na CBE ao nosso atual presidente, o @Alexandre Frias, do blog Diário de Baco.
      Forte abraço e saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s