Espumante Adolfo Lona Órus Pas Dosé

Amigos, na visita que fiz ao respeitado enólogo Adolfo Lona (relembre) recebi de presente uma garrafa de seu famoso espumante Órus e fiz a promessa de que só degustaria o espumante em uma data especial. Pois bem, esta semana, na véspera do dia dos namorados, compus uma bela tábua de queijos e frios e servi para mim e minha esposa este maravilhoso espumante, que sem dúvida, não ficou devendo em nada ao charme e ao romantismo que a ocasião requeria.

Acredito que o Órus dispensa apresentações: já foi muito bem comentado em diversos blogs, e a opinião te todos foi unânime com respeito à sua qualidade, elegância e singularidade – sim, já que não há no Brasil outro espumante Nature Rosé, segundo o próprio Lona. É elaborado pelo método Champenoise, através de um assemblage das uvas Chardonnay, Pinot Noir e Merlot, com doze meses de contato com as leveduras e outros doze meses de descanso na cave climatizada. O espumante é, como diz Adolfo Lona, “a prova do que ‘nós’ podemos fazer”, referindo-se ao grande potencial brasileiro para elaboração de espumantes.

Por se tratar de uma data, companhia e espumante tão especiais, vou pedir aos amigos desculpas pela falta de comentários mais aprofundados – não me preocupei em tomar notas ou avaliar o espumante com cuidado, dado o romantismo do momento. Posso lhes dizer que a cor em taça é muito bela, um certo laranja, lembrando um tom de cobre. Aromas muito amáveis, com boa complexidade, lembrando frutas, amêndoas e pão (entre muitos outros). Em boca alia perfeitamente a refrescância com cremosidade; é muito correto, equilibrado e isento de defeitos. Chama à próxima taça com naturalidade e é prazeroso de beber.

Modéstia à parte acompanhou bem a minha tábua de queijos. Infelizmente, pela falta de tempo e correria da semana, não pude preparar um prato mais sofisticado, mas acho que ficou muitíssimo bem mesmo assim.

O espumante está atualmente fora do mercado; as poucas garrafas que ainda restam são da reserva pessoal do enólogo Adolfo Lona. Segundo informações que coletei, o preço de venda do espumante é em torno de 86 reais. A quem encontrar, recomendo fortemente a compra, pois não há nada igual.

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s