Don Guerino Reserva Tannat 2011

Amigos, bebemos este vinho em um almoço na casa da minha mãe a algumas semanas atrás. Ela comprou este Tannat naquela bela visita que fizemos à Don Guerino (relembre). É um rótulo de uma linha mais básica da vinícola. Nesta linha Reserva provei também um Chardonnay, que se mostrou bem interessante por sinal.

Na taça tem coloração vermelho rubi escuro, com lágrimas finas e discretas. Aromas de boa intensidade, predominando frutas vermelhas mais adocicadas, como morango, framboesa e cereja. Uma leve ponta de álcool aparecendo, mas sem incomodar (pode ter sido em função da temperatura). Álcool a 13%. Em boca é um vinho com acidez bem presente e taninos leves e macios. Corpo mediano. Frutado confirmando o olfato, deixando o paladar com um certo adocicado, que para mim incomodou um pouco.

É um vinho correto e sem defeitos, honesto pelo valor que custa – em torno de 23 reais. Para meu gosto pessoal, achei o paladar um pouco doce demais (não sei se é herança de alguma passagem por barrica, ou em decorrência da chaptalização, ou simplesmente impressão de minha parte). Mas com certeza é um vinho que agradará a muitos, pois é leve, fácil de beber e agradável.

Saúde!

2 comentários em “Don Guerino Reserva Tannat 2011

  1. Eduardo Zenker disse:

    E ai Tiago tudo bom? Normalmente quando um vinho tem uma sensação de doçura na boca ele foi envelhecido junto com as borras finas.Isto mesmo quase como um espumante artesanal só que sem o co2, alguns produtores usam as leveduras da fermentação do próprio vinho, mas a maioria (principalmente nossos vizinhos chilenos e argentinos) compram a “carcaça” da levedura e inoculam diretamente ao vinho, até ai tudo bem, só que em doses muito mais elevadas que as recomendadas pela CE que é de 40G/hl.Abraço…….

    • tiagobulla disse:

      Eduardo, muito obrigado pelo comentário, foi muito enriquecedor ao post.
      É uma bela explicação para esta doçura que senti. No caso deste vinho, pessoalmente, achei que passou um pouco do ponto. Lá em casa, todavia, quase todos gostaram.
      Saúde amigo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s