Don Laurindo Assemblage 2006

Pois bem amigos, no início de junho fazia um frio tremendo aqui no sul. Numa bela noite de sábado acendemos a lareira, puxamos os cobertores e é claro decidimos abrir um vinho para complementar os requisitos que o momento sugeria. Eu queria muito beber um Tannat, mas mas não havia nenhum em minha modesta adega. Porém, lembrei-me deste Assemblage da Don Laurindo, que comprei quando estive na vinícola no início do ano (relembre). Acertei em cheio na escolha.

Este é um corte elaborado através de três das mais vistosas variedades tintas: 20% de Tannat (a mina dos olhos de Ademir Brandelli), 60% de Merlot e 20% de Cabernet Sauvignon. O vinho estagia por 9 meses em barricas francesas de segundo uso, além de quatro anos de descanso na garrafa antes de ser comercializado. Tem 12,5% de álcool e conta com produção limitada de somente 12.000 garrafas, todas numeradas. Desta vez este distraído blogueiro esqueceu-se de anotar o número da garrafa que degustamos… deve ter sido o frio, enfim. Mas vamos ao mais importante, o vinho!

Na taça tem coloração rubi vermelho escuro, com muitas lágrimas manchando a taça. Aromas de boa intensidade, com destaque para frutas vermelhas, especialmente ameixa. Um toque de madeira e especiarias, com leve fundo vegetal/herbáceo complementando o buquê. Em boca é ainda melhor. Um vinho macio, menos rústico do que eu imaginaria. Agradável de beber, com acidez leve, taninos redondos e bem harmonizados. Frutado com boa presença em boca . Final seco, tânico e marcante.

É um vinho muito correto e agradável, que chama a próxima taça (e muito). Sinto que poderia bebê-lo por horas. Nós o degustamos apenas com alguns queijos e ele fico ótimo, mas certamente vai acompanhar muito bem diversos pratos mais estruturados. Apesar de ser um vinho para longa guarda, acredito que está em um ótimo momento para consumo. Pela garrafa pagamos 42 reais no varejo da vinícola, com bom custo-benefício.

Saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s