Porca de Murça Tinto 2010

Amigos, sempre tive curiosidade em experimentar este vinho, um dos exemplares portugueses mais vendidos no Brasil. É elaborado com uvas provenientes da região do Douro, de onde inclusive recebe a Denominação de Origem Controlada (DOC). A produção é feita pela Real Companhia Velha, uma das empresas mais tradicionais do ramo em Portugal. A produção deste vinho é de nada menos que 1,5 milhões de garrafas, com grande exportação para diversos países. O vinho é um Assemblage de quatro castas: Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinta Barroca, todas sem passagem por barricas. Vamos ao líquido:

Em taça apresentou coloração rubi com halo e reflexos violáceos. Lágrimas espalhadas por toda a taça; finas, quase transparentes. Álcool a 13%. Aromas predominantemente frutados, lembrando frutas vermelhas frescas, como cereja e ameixa. Boa intensidade no nariz. Um pouco de álcool sobrando, mas sem incomodar.

Em boca é um vinho leve e fácil de beber. Acidez leve e taninos macios. Frutado discreto. Final curto e seco. Amargor discreto, mas sem comprometer.

Como se poderia imaginar, é um vinho sem grandes atrativos. Correto, honesto pelo preço pago e bem feito. Agradável e sem defeitos. Uma bela opção para o dia-a-dia, com certeza. Paguei 20 reais pela garrafa no supermercado Atacadão – preço justo e com bom custo-benefício. Vale a pena experimentar.

Saúde!

6 comentários em “Porca de Murça Tinto 2010

  1. vhvmondo disse:

    Tiago, muito bom seus comentários sobre vinhos até 30 reais. Desculpem os mais afortunados, mas para mim são esses os vinhos do dia a dia e que permitem serem apreciados diariamente. Já vi esse rótulo a venda, não comprei, mas com certeza irei testá-lo, pois cabe bem no meu bolso.

    Abraço,
    Vitor

    • tiagobulla disse:

      Beleza Vitor, que bom que gostou
      Realmente a maioria dos posts aqui do blog são sobre vinhos nesta faixa. A busca pelos rótulos de melhor custo-benefício sempre me atraiu bastante.
      Um abraço
      Tiago

  2. Rodrigo senna disse:

    Muito boa sua avaliação sobre este vinho,pois como Vitor valou nem todos tem condições de pagar muito por cada garrafa de vinho. Por gentileza vc poderia citar nomes de vinhos cabernet nesta faixa de valor desde já agradeço.

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Rodrigo!
      Fico feliz que tenhas gostado do post e que compartilhe da mesma opinião sobre este vinho. Considero ele um legítimo “boa compra”.
      Vou lhe enviar por email algumas sugestões como você pediu.
      Um abraço e saúde!

  3. MARIA DO CARMO DIAS MARTINS disse:

    Boa tarde Tiago.
    Concordo com o que foi dito anteriormente em relação custo benefício sobre o Porca de Murça que considero excelente. Gostaria também da sua opinião sbre ouytro Tinto Português
    também nesta faixa de preço, trata-de do Vale de Lobos. Obrigada.

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Maria!
      Agradeço pelo seu comentário aqui no blog. Bom saber que gostaste também do Porca de Murça.
      Não conheço este rótulo que indicaste. Se eu encontrar, podes deixar que publicarei aqui no blog.
      Saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s