Chianti San Enrico DOCG 2009

Estimados amigos, queiram me desculpar pela minha ausência nos últimos dias, estive um pouco off em função de alguns dias de férias – que, diga-se de passagem, vão render algumas ótimas novidades por aqui em breve!

Mas, voltando ao nosso fabuloso Universo dos Vinhos, trago hoje este belo exemplar italiano, um Chianti, vinho típico da Itália elaborado na região da Toscana. Tenho uma enorme curiosidade acerca de tais vinhos: são frutados, tem acidez marcante e normalmente encantam os enófilos. Caso os amigos queiram buscar referências de bons Chiantis, indico fortemente o blog Diário de Baco do colega Alexandre Frias, que é um verdadeiro doutor no assunto.

Quanto ao nosso Chianti, é um assemblage de 85% Sangiovese e 15% Canaiolo e Colorino. Tem amadurecimento em barricas de carvalho por seis meses. É elaborado pela Tenuta La Gigliola. Mas vamos ao líquido:

Vinho de coloração vermelho rubi, com boa transparência e reflexos quase grená, com lágrimas finas e transparentes por toda a taça. Aromas de boa intensidade, agradáveis, com predominância de frutas vermelhas como ameixa e cereja, algumas poucas notas vegetais e um intrigante aroma que me pareceu couro. Em boca é um vinho leve, com acidez baixa – poderia ser um pouco maior. Taninos finos marcando especialmente no final, deixando um toque de especiarias. Frutado aparecendo bem, embora não tão presente como o esperado. Final curto, com notas minerais bem presentes e uma leve ponta de amargor, mas que não chegou a incomodar. Álcool a 14% muito bem integrado ao vinho, quase não chegou a aparecer. Madeira discreta.

Adquirimos este belo vinho em uma promoção da loja Vinhos do Mundo com 50% de desconto. Pelo preço normal – 60 reais – fica no limite da boa relação custo-benefício; acredito que tenha faltado um pouco de acidez, além de esperar ser um vinho mais interessante nesta faixa de preço. Há Chiantis melhores nesta faixa de valores. Mesmo assim indico a quem quiser experimentar, especialmente para aqueles que preferem vinhos com acidez mais baixa.

Saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s